segunda-feira, julho 07, 2014

Lalibela

Lalibela é uma cidade rural da Etiópia onde se encontram igrejas monolíticas, esculpidas na rocha viva. Estas foram mandadas construir por ordem do rei Lalibela (século XII dC). Naquela altura, os cristãos tinham por tradição visitar ao menos uma vez na vida a cidade de Jerusalém. Como Jerusalém estava dominada pelos árabes, os cristãos não podiam exercer essa tradição. Assim, enquanto os católicos europeus passaram a visitar Roma, Lalibela decidiu construir uma réplica de Jerusalém no seu reino. A Etiópia é um país que tem uma das mais antigas tradições cristãs. Para os seus fiéis, de tradição copta, a peregrinação a Lalibela tem o caráter de uma viagem a Jerusalém.
As igrejas de Lalibela, escavadas na rocha, fazem parte do Património Cultural da Humanidade, desde 1978. Localizam-se a 640 km a norte da capital da Etiópia, Adis Abeba, e a 1.500 m de altitude.
Onze igrejas e um mosteiro, além de vários sepulcros e outros lugares sagrados formam uma cidade labiríntica escavada no subsolo. Cada um destes templos foi talhado na rocha vulcânica como se fossem esculturas. O templo de São Jorge, um monólito em forma de cruz grega, é o principal.
No século XII, o rei Lalibela apresentou-se como herdeiro da dinastia Salomónica — estirpe dinástica criada por Menelik I, filho do rei Salomão e da rainha de Sabá — e ordenou a escavação de vários templos na rocha vulcânica a muitos metros de profundidade, dando início às construções deste local sagrado. Se quiser ficar a conhecer melhor este lugar de peregrinação, veja com atenção, a excelente apresentação que se segue.  E agora assista a um vídeo sobre o mesmo assunto.

Sem comentários: