domingo, julho 27, 2014

A Ave-Lira

Ave-lira ou pássaro- lira, é o nome popular de uma ave endémica da Austrália (parte oriental) e que habita zonas arbustivas e de florestas (Victoria e de Queensland).
Possui um dimorfismo sexual bastante acentuado, pois só os machos têm as penas da cauda em forma de lira, enquanto as fêmeas, que são menores, não possuem plumas na cauda.
Voam muito pouco e escavam o solo em busca de vermes e insectos de que se alimentam. Esta espécie é muito conhecida pela sua magnífica capacidade de imitar muito bem, quase qualquer som. Estas aves são peritas na arte de imitar e fazem-no melhor do que os papagaios, pois imitam além da voz humana outros sons, como o ladrar dos cães e até o ranger de uma porta. Todas as suas imitações são tão boas que chegam a ser uma cópia exacta do original. Frequentemente animais das outras espécies imitadas, são totalmente enganadas. A ave-lira é capaz de, como já referi,  imitar quase qualquer som.  Sons tão diversos como serras, motores, alarmes, sirenes de incêndio, tiros de espingarda e até o choro de bebés.
O macho acasala com várias fêmeas e não participa dos cuidados com os filhotes. O pássaro-lira é um dos maiores pássaros e, o macho polígamo tem uma cauda muito elegante, que leva sete anos para se desenvolver completamente.

Sem comentários: