sexta-feira, junho 20, 2014

Uma Cidade Mártir

Oradour - sur- Glane é uma comuna francesa situada na região de Limousin e localizada a cerca de vinte km a noroeste de Limoges.
A cidade tornou-se conhecida internacionalmente, por ter sido o local de um dos maiores massacres cometidos pelos soldados nazis durante a Segunda Guerra Mundial, transformando-se numa cidade mártir.
Dias após o desembarque das tropas aliadas na Normandia, a 6 de junho de 1944, no que ficou conhecido como o Dia D, tropas alemães estacionadas na França dirigiram-se aos locais de desembarque para travar combate com as forças aliadas. Uma delas, a 2ª Divisão Panzer SS Das Reich, da Waffen-SS, as tropas de combate de elite da SS, atravessou boa parte do país em direção à costa, tendo sido diversas vezes fustigada, no caminho, por sabotagens e ações da resistência francesa, os "maquis".
A 10 de junho de 1944, nas proximidades da vila de Oradour-sur-Glane, o comandante de um dos batalhões da divisão, comunicou aos seus oficiais subordinados que tinha sido avisado por dois civis franceses da região, que um oficial SS tinha sido preso pelos guerrilheiros na cidade e que seria executado e queimado publicamente.
O massacre de Oradour-sur-Glane, a 10 de junho de 1944, foi uma espécie de vingança por causa destes acontecimentos e o resultado de um ataque da Terceira Companhia do Primeiro Batalhão de Regimento Der Führer, da SS Division Das Reich das Waffen-SS, contra a população indefesa.
Oradour-sur-Glane sofreu o maior massacre de civis cometidos na França, pelo exército alemão, contabilizando 190 homens, 245 mulheres e 207 crianças metralhadas e queimadas na igreja. A maior parte dos seus edifícios ficaram destruídos, deixando esta localidade em ruínas. Hoje, para que os homens não esqueçam o que foi a guerra e este massacre, transformou-se num memorial à dor que a França viveu durante a ocupação alemã. Não deixe de ver a excelente apresentação que se segue e que mostra a devastação provocada nesta localidade pelo exército alemão.
Veja agora o vídeo que se segue ou, um pequeno documentário da France TV, clicando aqui,  que procura descobrir as razões deste massacre.

Sem comentários: