sábado, junho 14, 2014

O Rijksmuseum

O Reino dos Países Baixos (ou Holanda)  é uma nação localizada na Europa ocidental. O país é uma monarquia constitucional parlamentar democrática. É banhado pelo mar do Norte a norte e a oeste e faz fronteira com a Bélgica a sul, e com a Alemanha a leste. A capital é Amesterdão e a sede do governo é em Haia.
O Rijksmuseum é o museu nacional deste país e localiza-se em Amesterdão, na Praça do Museu. O Rijksmuseum é um museu dedicado às artes e à história, pelo que tem uma larga coleção de pinturas da idade de ouro da holanda e uma substancial colecção de arte asiática.
A coleção de pintura inclui trabalhos de artistas como Jacob van Ruysdael, Frans Hals, Johannes Vermeer e Rembrandt e de alunos de Rembrandt.
O museu foi fundado em 1800 na cidade de Haia. Em 1808 mudou-se para Amesterdão de acordo com as indicações do rei Louis Napoleón, irmão de Napoleão Bonaparte. 
Em 1885 o museu mudou-se para sua localização atual, tendo um posição proeminente na Praça do Museu, encontrando-se  próximo do Museu van Gogh e do Museu Stedelijk.
O edidício do Rijksmuseum é ricamente decorado com referências à história de arte holandesa. Durante algum tempo sofreu obras de restauro e de renovação tendo, entretanto, sido reinaugurado. A excelente apresentação que se segue mostra o museu em todo o seu esplendor após as obras de beneficiação. Veja-a e não perca a oportunidade de fazer mais este passeio virtual. Vale bem a pena.

Sem comentários: