terça-feira, junho 24, 2014

O Porto está em festa

A cidade do Porto está em festa devido aos Santos Populares, em concreto, por causa do S. João.
O São João do Porto é uma festa popular que acontece de 23 para 24 de Junho nesta cidade. Embora a festividade católica celebre o nascimento de São João Batista, a festa do S. João do Porto tem origem no solstício de Junho e inicialmente tratava-se de uma festa pagã. As pessoas festejavam a fertilidade, associada à alegria das colheitas e da abundância. Mais tarde, à semelhança do que sucedeu com o Entrudo, a Igreja cristianizou esta festa pagã e atribui-lhe o S. João como Padroeiro.
O S. João do Porto é uma festa cheia de tradições, das quais se destacam os alhos-porros, usados para bater nas cabeças das pessoas que passam, os ramos de cidreira (e de limonete), usados pelas mulheres para pôr na cara dos homens que passam, e o lançamento de balões de ar quente. Tradicionalmente, o alho-porro era um símbolo fálico da fertilidade masculina e a erva cidreira dos pelos púbicos femininos. A partir dos anos 70, os alhos porros foram substituídos pelos martelos de plástico.
Há ainda quem salte as fogueiras espalhadas pela cidade, normalmente nos bairros mais tradicionais (como por exemplo, Fontainhas, Miragaia, Massarelos, etc.) compre os vasos de manjericos com quadras populares e assista ao tradicional fogo de artifício à meia-noite, junto ao Rio Douro e à ponte Dom Luís I. Além de tudo isto, existem vários arraiais populares por toda a cidade do Porto, onde se pode dançar até de madrugada.
Não se conhece com rigor quando teve início a festa do S. João do Porto. Sabe-se, pelos registos registos do século XIV, que Fernão Lopes, se terá deslocado ao Porto para preparar uma visita do Rei, tendo chegado na véspera do S. João. Este cronista deixou escrito na sua crónica que era um dia em que se fazia no Porto uma grande festa, descrevendo-a e explicando como era vivida pelas gentes daquela cidade. Pensa-se no entanto que esta festa fosse ainda mais antiga, pois existia uma cantiga que dizia que até os moiros da moirama festejavam o S. João.

Sem comentários: