sexta-feira, junho 27, 2014

Biblioteca Pessoal

A Quetzal editou recentemente o livro, "Biblioteca Pessoal" de Jorge Luis Borges.
Este livro inclui os prólogos dos primeiros sessenta e quatro títulos, de uma série de cem, que haveria de constituir uma coleção que seria a súmula das preferências literárias do escritor.
"Que outros se gabem dos livros que lhes foi dado escrever; eu gabo-me daqueles que me foi dado ler", disse Jorge Luis Borges, facto que é recordado na abertura desta obra.
Mais do que um livro de ensaios, trata-se de apontamentos das leituras múltiplas e diversificadas que o escritor argentino fez ao longo da sua vida. Aqui encontramos uma visão que vai dos contos de Júlio Cortázar até às histórias extraordinárias de Edgar Allan Poe, passando por livros de autores tão diferentes como Jean Cocteau, Henrik Ibsen, Herman Hesse, Bernard Shaw, Herman Melville, Oscar Wilde, Voltaire entre muitos outros.
Aqui fica, portanto, a sugestão de leitura da "Biblioteca Pessoal" de Borges, pelo menos a que idealizou até à data da sua morte e sobre a qual afirmou: "Desejo que esta biblioteca seja tão variada quanto a curiosidade que a mesma induziu em mim."

Sem comentários: