terça-feira, junho 17, 2014

A Rainha Ginga

"A Rainha Ginga" é o novo livro do escritor angolano José Eduardo Agualusa.
Sinopse:
"Durante quatro décadas, uma mulher de armas combate no sertão africano em defesa do seu povo.
No século XVI, a cobiça e a luxúria europeia invadiam o continente africano. Portugueses, espanhóis e holandeses lutavam pela riqueza de África, traficando escravos para o Brasil.
Filha de um guerrilheiro opositor da presença europeia, a rainha Ginga cedo revela aptidão e desejo de comandar as tribos chefiadas pelo seu pai. Mulher culta, de rara beleza de espírito, Ginga torna-se a mulher mais poderosa de África.
Ginga, a Rainha de Angola é um intenso romance vivido no sertão africano onde lenda e realidade se confundem numa narrativa histórica sobre as relações entre Portugal e Angola e, sobretudo, sobre uma mulher indomável que enfrentou as grandes potências para defender o seu povo. Uma figura ímpar de Angola e inspiradora de gerações vindouras na defesa de ideias que pertencem a todos os tempos".
Entretanto,  fique a saber que Dona Ana de Sousa ou Ngola Ana Nzinga Mbande ou Rainha Ginga (1583 — 1663) foi uma rainha ("Ngola") dos reinos do Ndongo e de Matamba, no Sudoeste de África, no século XVII. O seu título real na língua quimbundo - "Ngola" -, foi o nome utilizado pelos portugueses para denominar aquela região (Angola). Nzinga viveu durante um período em que o tráfico de escravos africanos e a consolidação do poder dos portugueses na região estavam a crescer rapidamente.
Mas, se quiser ficar a saber um pouco mais, leia este novo romance de José Eduardo Agualusa.







Sem comentários: