segunda-feira, junho 09, 2014

A Casa da Praça

A Casa da Praça é a mais antiga casa senhorial da Vila de Frazão, Concelho de Paços de Ferreira.
A Casa da Praça é mais uma casa solarenga em avançado estado de degradação.  Esta foi construída no séc. XVIII e é considerada uma das mais belas casas do concelho de Paços de Ferreira.  A sua traça solarenga, distingue-a das sua congéneres pela singularidade da fachada, tornando-a num raro exemplar de arquitectura barroca.
A casa da Praça pertenceu à família Alves Barbosa e é lembrança (em ruínas) das fidalgas tradições de Frazão.
A carta de Brasão mandada passar por D. Maria I, não deixa de acentuar que os pais, avós e mais ascendentes do capitão Alves Barbosa, foram pessoas nobres das famílias mais ricas desta região.
Alves Barbosa (1783 - 1872)  foi um dos capitães do Batalhão da Rainha D.Maria I.  Foi conde e o 1º governador de Paços de Ferreira,  um grande homem de negócios e ainda um dos companheiro de sua Alteza Real D.Maria I, sendo considerado um dos poucos homens mais importantes de Portugal. 
Era tratado por algumas pessoas como Capitão da Praça mas no geral era conhecido, pelo Sr. Conde da Praça titulo não atribuído ao próprio, mas sim herdado de uma longa linhagem de famílias nobres.

Sem comentários: