terça-feira, maio 20, 2014

Uma mina com história (s)...

Wieliczka é uma cidade do sul da Polónia, fundada em 1290 e situada na área metropolitana de Cracóvia.   Por baixo desta cidade, existe uma das mais antigas minas de sal do mundo, ainda em funcionamento. Esta mina é também famosa por ter uma longa tradição de visitas turísticas. Foi visitada por diversas figuras culturais proeminentes, tais como Nicolau Copérnico, Goethe, Alexander von Humboldt, Dmitri Mendeleev, Robert Baden-Powell, Karol Wojtyła (o papa João Paulo II), Bill Clinton, assim como por inúmeras pessoas anónimas.
Durante a segunda guerra mundial, as minas de sal foram ocupadas pelos alemães, funcionando como armazém para as fábricas de produtos militares.
A partir de 1978, as minas de sal de Wieliczka passaram a figurar na lista do património da mundial humanidade, da Unesco. Para esta eleição contribuiu a capela de Santa Cunegunda, onde é possível encontrar diversas esculturas feitas em sal, entre as quais se destaca uma estátua do papa João Paulo II. Nas visitas guiadas, é possível contemplar diversas capelas mais pequenas, assim como estátuas nos corredores, sendo a que retrata Nicolau Copérnico uma das mais populares.
Estas minas são visitadas anualmente por mais de um milhão de turistas. Nas suas galerias subterrâneas, realizam-se também diversos eventos sociais, tais como banquetes, concertos e provas desportivas. Existe ainda um sanatório, onde pessoas com problemas alérgicos ou respiratórios podem desfrutar dos benefícios de uma temporada subterrânea.
Se quiser ficar a conhecer melhor esta mina veja agora a bela apresentação que se segue.
E agora veja a reportagem feita pelo SBT Repórter (televisão brasileira), em 2010, acerca desta mina situada na Polónia.

Sem comentários: