segunda-feira, maio 12, 2014

Quanto tempo mais?

Assista, através do vídeo abaixo, à conferência de imprensa de , pesquisadores da Universidade do Alasca em Fairbanks e membros da Academia Russa de Ciências. Esta cientista demonstra com rigor e em estado de choque a previsivel e rápida extinção da humanidade. Não deixa de ser assustador observarmos as reacções da cientista.
A mensagem final, após a conferência de imprensa, é de um conteúdo que revela muita sabedoria.
Para quem não saiba o que é o permafrost, aqui fica a explicação: o permafrost ou pergelissolo é o tipo de solo encontrado na região do Ártico.
A etimologia de permafrost vem de perma, de permanent (inglês), e frost (inglês para congelado), palavra referenciada pela primeira vez em 1943, por S. W. Muller.
O permafrost é constituído por terra, gelo e rochas permanentemente congelados. Esta camada é recoberta por uma camada de gelo e neve que, se no inverno chega a atingir 300 metros de profundidade em alguns locais, ao derreter-se no verão, reduz-se para de 0,5 a 2 metros, tornando a superfície do solo pantanosa, uma vez que as águas não são absorvidas pelo solo congelado.
Agora já cá está o vídeo.

1 comentário:

Natercia Pedroso disse...

Boa noite! onde está o video mencionado?
Natercia Pedroso