segunda-feira, maio 05, 2014

Os Shadows

"The Shadows" foi uma banda pop-rock instrumental do Reino Unido: Foi formada em 1958 pelo guitarrista e compositor Hank Marvin, o baterista Tony Meehan, o guitarrista Bruce Welch e o baixista Jet Harris. Esta banda teve uma enorme longevidade, o que lhe permitiu conhecer vários integrantes, dos quais se destaca, para além dos já citados, o baterista Brian Bennett. Hank Marvin e Bruce Welch, guitarra-ritmo, foram os únicos que integraram a banda desde a sua formação até à separação definitiva em 1999.
A banda britânica começou por ser a banda de apoio do cantor e compositor Cliff Richard, sendo então o conjunto conhecido por "Cliff Richard and The Shadows".
Em 1963, Cliff Richard decidiu iniciar uma carreira a solo e Hank Marvin deu azo à sua criatividade, compondo algumas das mais belas melodias dos anos 60, 70 e 80, praticamente sempre dentro do registo instrumental.
Os Shadows foram autores de músicas como "Apache" e "Ghost Riders in the Sky", "Theme for Deer Hunter", "FBI", etc.  Em 1999 a banda desintegrou-se, mas em 2004 voltaram a reunir-se para efectuarem um tour europeu, que durou aproximadamente um ano.
Os Shadows inspiraram vários guitarristas e bandas de rock da sua geração e posteriores, incluindo Frank Zappa, Queen e Muse.  Tiveram também algumas das suas composições inseridas em bandas sonoras de filmes, foram considerados pelos ingleses a 2ª melhor banda britânica de sempre (atrás dos Queen) e são unanimemente considerados no meio musical, como a banda britânica mais influente antes da "era Beatles".
Se já conhece esta banda, ponha a tocar o vídeo que se segue e, feche os olhos durante 26 m. Deixe, então, desfilar as imagens que estavam arquivadas no mais longínquo do sua mente!
Se não conhece os Shadows, não deixe de assistir a este grande espectáculo: um show instrumental  de 26 minutos, proporcionado por esta excelente banda.

Sem comentários: