quinta-feira, maio 29, 2014

O Segundo Sexo

"O Segundo Sexo" é um clássico da literatura publicado por Simone de Beauvoir (1908 - 1986), filósofa, ensaísta e escritora francesa, em 1949. São dois livros sobre a situação da mulher.
Os temas discutidos neste célebre tratado sobre a mulher continuam a ser pertinentes e a dar continuidade a um debate já clássico. Entrelaçando argumentos retirados da Biologia, da Antropologia, da Sociologia, da Psicanálise, da Filosofia e outras disciplinas, a autora revela os desequilíbrios de poder entre os sexose a posição de «outro» que as mulheres ocupam no mundo.
"O Segundo Sexo" é "um texto essencial do feminismo contemporâneo. Um dos mais importantes ensaios feministas de sempre, "O Segundo Sexo" parte do princípio fundamental de que existe na sociedade um desequilíbrio estrutural e de poder entre os sexos. O masculino é tratado como referencial, neutro; o feminino é o "outro", definido sempre em relação ao primeiro. A partir desta premissa, Simone de Beauvoir desenvolve os seus argumentos recorrendo à biologia, à filosofia, à literatura e à cultura. Destaca-se a limpidez do seu discurso, que se pretende que seja acessível a todos os leitores, e a actualidade do tema".

Sem comentários: