sexta-feira, maio 09, 2014

O Palácio do Rei do Lixo

O Palácio do Rei do Lixo é um edifício em ruínas que domina a paisagem junto à EN10, em Coina, próximo de Lisboa.
Também chamado de "Torre do Inferno", foi mandado construir (em 1910) por Manuel Martins Gomes Júnior, conhecido como Rei do lixo, para mostrar a grandiosidade do seu império.
Manuel Martins Gomes Júnior era conhecido como o "Rei do Lixo", porque fez fortuna a comprar e vender lixo da cidade de Lisboa.
Diz-se que Manuel Gomes Júnior era profundamente ateu, por isso terá transformado a ermida da propriedade em armazém e estábulo e, baptizado a herdade com o nome de "Quinta do Inferno".
Mais tarde, António Zanolete Ramada Curto, genro do "Rei do Lixo",  transformou a propriedade numa importante casa agrícola. Em 1957, foi vendida aos grandes proprietários e industriais de curtumes Joaquim Baptista Mota e António Baptista, que constituíram a Sociedade Agrícola da Quinta de S. Vicente e transformaram a propriedade numa importante exploração pomícola.
O Rei do Lixo e familiares
Actualmente pertence a um construtor da Margem Sul do Tejo, que a adquiriu em 1972 com o intuito de transformar o Palácio numa pousada com cerca de 85 quartos. Contudo em 1988, a Torre foi devorada por um incêndio e hoje está em avançado estado de degradação.
Se quiser ficar a conhecer melhor este edifício, veja o vídeo que se segue e que é da autoria de Fernanda Gil.

Sem comentários: