quinta-feira, maio 22, 2014

Madagáscar e a Biodiversidade

O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado hoje, dia 22 de Maio.
Este dia visa alertar a população para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica.
O tema da Biodiversidade das Ilhas foi escolhido para coincidir com a designação, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, de 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.
Madagáscar, oficialmente República de Madagáscar, é um país africano que compreende a Ilha de Madagáscar e algumas ilhas próximas.
Está situado ao largo da costa de Moçambique, da qual está separado pelo Canal de Moçambique.
Faz fronteira com a possessão francesa de Mayotte, a noroeste, a possessão francesa da Reunião, a leste, e as suas dependências Ilhas Gloriosas (noroeste), Ilha de João da Nova (oeste), Bassas da Índia e Ilha Europa (sudoeste) e Tromelin (leste), as Comores a noroeste e as Seychelles a norte.
A capital deste país é a cidade de Antananarivo.
Madagáscar é o país com a maior diversidade de fauna e flora em todo o planeta, abrigando milhares de espécimes de pássaros, répteis e anfíbios, muitos deles existentes apenas no seu território (como por exemplo o lémure).
Apesar de 90% de suas matas terem sido devastadas nos ultimos séculos, nos 10% ainda existentes existem mais de doze mil espécies diferentes de plantas, algumas delas com mais de 80 milhões de anos e centenas delas apenas existem ali. Aproveite o viseo que se segue e aprecie as belezas naturais deste pequeno país.

Sem comentários: