quarta-feira, maio 07, 2014

A Gronelândia

Hoje proponho-lhe um pequeno passeio virtual até à Gronelândia.
A Gronelândia, é uma região autónoma, que faz parte do Reino da Dinamarca e que tem como capital, a cidade de  Nuuk. O termo Gronelândia significa em dinamarquês "nossa terra"; ou "terra verde".
O território da  Gronelândia ocupa a ilha homónima, considerada a maior do mundo, além de diversas ilhas vizinhas, situadas ao largo da costa nordeste da América do Norte. As suas costas dão, a norte, para o oceano Glacial Árctico, a leste para o Mar da Gronelândia, a leste e sul para o Oceano Atlântico e a oeste para o mar de Labrador e da ilha de Baffin.
A terra mais próxima é a ilha Ellesmere, a mais setentrional das ilhas do Arquipélago Árctico Canadiano, da qual está separada pelo estreito de Nares. Outros territórios próximos são: no mesmo arquipélago canadiano, a oeste, a ilha de Devon e a ilha de Baffin; a sueste a Islândia; a leste a ilha de Jan Mayen e a nordeste o arquipélago de Esvalbarde, ambos possessões da Noruega.
A Gronelândia é a maior ilha do mundo e tem mais de 44 000 km de linha de costa. A população é escassa, confinada a pequenas localidades na costa. A ilha tem a segunda maior reserva de gelo do mundo, apenas ultrapassada pela Antárctica.
A vegetação é em geral esparsa, com uma pequena zona de floresta em Nanortalik no extremo sul, perto do Cabo Farewell.
O clima é árctico ou nalguns locais sub-árctico, com Verões frescos e Invernos muito frios. A costa é maioritariamente rochosa e com falésias. O ponto de menor altitude é o nível do mar e o mais alto é o Gunnbjørn (3700 m). O extremo norte da ilha é o Cabo Morris Jesup, descoberto pelo Almirante Robert Peary em 1909.
Se quiser ficar a conhecer melhor este território veja, com atenção, a bela apresentação que se segue. Vale bem a pena. Venha então daí!

Sem comentários: