sexta-feira, abril 25, 2014

Recordar Salgueiro Maia, 40 anos depois...

40 anos depos do 25 de Abril é importante relembrar Salgueiro MaiaSalgueiro Maia  (1944 — 1992), foi um militar português que se tornou conhecido, quer em Portugal quer no estrangeiro, por ser um dos Capitães de Abril.
Salgueiro Maia foi um dos distintos capitães do Exército Português, que liderou as forças revolucionárias durante a Revolução de 25 de Abril ou Revolução dos Cravos, que marcou o final da ditadura.
Em outubro de 1964, ingressou na Academia Militar, em Lisboa e, acabado o curso, apresentou-se na Escola Prática de Cavalaria (EPC), em Santarém, onde foi comandante de instrução, vindo a integrar, depois, uma companhia de comandos na então guerra colonial.
Em 1973 iniciam-se as reuniões clandestinas do Movimento das Forças Armadas e, Salgueiro Maia, como Delegado de Cavalaria, integrou a Comissão Coordenadora do Movimento. Depois do 16 de Março de 1974 e do Levantamento das Caldas, foi Salgueiro Maia, a 25 de Abril desse ano, quem comandou a coluna de blindados que, vinda de Santarém, montou cerco aos ministérios do Terreiro do Paço forçando, já no final da tarde, a rendição de Marcelo Caetano, no Quartel do Carmo, que entregou a pasta do governo a António de Spínola.
Salgueiro Maia escoltou, depois, Marcelo Caetano ao avião que o transportaria para o exílio no Brasil.
Recusou, ao longo dos anos, ser membro do Conselho da Revolução, adido militar numa embaixada à sua escolha, governador civil do Distrito de Santarém e pertencer à casa Militar da Presidência da República.
Em 1983 recebe a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, e, a título póstumo, o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito em 1992 e em 2007 a Medalha de Ouro de Santarém.
Em 1989 foi-lhe diagnosticada uma doença cancerosa que, apesar das intervenções cirúrgicas, o vitimaria em 1992.
Sugiro-lhe, agora, que veja o documentário, realizado pela RTP, sobre a vida de Salgueiro Maia, "Capitão de Abril" e a sua atuação na revolução de 25 de Abril de 1974. Este documentário é baseado no livro "Salgueiro Maia, Um Homem da Liberdade", de António de Sousa Duarte.

Sem comentários: