sábado, abril 12, 2014

Palau: Um Belo e Longínquo País

Hoje proponho-lhe um passeio virtual até um belo e longínquo país. Venha daí, então, até Palau.
A República de Palau é um pequeno país insular da Micronésia, no Oceano Pacífico, entre os mares das Filipinas a oeste, Indonésia e Papua-Nova Guiné a sul e Estados Federados da Micronésia a leste.
A República de Palau faz parte das ilhas Carolinas e consiste num arquipélago com oito ilhas principais e mais de 250 ilhotas e atóis, localizadas a oeste dos Estados Federados da Micronésia, entre o Mar das Filipinas, a norte e a Indonésia e Nova Guiné, a sul.
As ilhas mais importantes são Angaur, Babeldaob, Koror e Peleliu, perto da extremidade norte, todas rodeadas por uma barreira de corais.
Cerca de dois terços da população de cerca de 20.000 habitantes vive em Koror.
A norte desse grupo, encontra-se o atol de Kayangel, enquanto que as desabitadas “Rock Islands” estão situadas a oeste do grupo principal, e as Ilhas do Sudoeste, a cerca de 600 km das ilhas principais e a cerca de 200 km da extremidade norte da Nova Guiné.
Palau tem um clima tropical (onde os tufões são raros) com uma temperatura média anual de 27 °C e uma humidade média de 82%. As chuvas ocorrem durante todo o ano, com uma média anual de 3800 mm.
Uma nova capital foi projectada e construída na ilha de Babeldaob, maior ilha do país e segunda maior da Micronésia, onde está situado o aeroporto, mais precisamente no estado de Melequeoque e na localidade de Ngerulmud.
Apesar de ser nominalmente um país independente, Palau assinou um Tratado de Livre Associação com os Estados Unidos.
Uma das principais características dos habitantes de Palau é serem bons construtores de canoas. Destacam-se, também, na arte do tecido, onde utilizam elementos naturais, e também na escultura.
A dança é uma das expressões típicas tradicionais e a música utiliza poucos instrumentos destacando-se, entre eles, a flauta e o búzio marinho.
As manifestações culturais em Palau são singelas, devido à pequena dimensão deste país.

Sem comentários: