quarta-feira, abril 30, 2014

Mais um passeio por Praga

Proponho-lhe mais um passeio virtual por uma das mais belas capitais europeias: Praga
Praga é a maior cidade da República Checa.
Esta cidade é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa e é famosa pelo extenso património arquitetónico e a rica vida cultural,  ligada a nomes como os compositores Antonín Dvořák e Bedřich Smetana e os escritores Franz Kafka, Rainer Maria Rilke e Jaroslav Hašek.
Praga está situada na Boémia central e estende-se sobre colinas, em ambas as margens do rio Vltava. O curso sinuoso do rio através da cidade, cheia de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga em Hradcany, que domina a capital na margem esquerda do Vltava.
Praga tem uma área de 496 km² e uma população de 1 237 893 habitantes (censo 2009), perfazendo uma densidade populacional de 2357,07 hab./km².
Praga é famosa pelas lindas ruelas de traçado irregular que contrastam com os novos bairros residenciais, de arquitetura moderna. No bairro Malá Strana está uma das duas igrejas barrocas de São Nicolau, a igreja do Menino Jesus de Praga, a igreja do Loreto (do século XVIII) e numerosos palácios da aristocracia tcheca, do século XVII, em estilo barroco.
Na Staré Město (a Cidade Velha), há inúmeros monumentos e relíquias da história checa. Destacam-se a igreja Týnský, em estilo gótico, construída no século XIV, na qual se acha o túmulo do astrónomo Tycho Brahe. No bairro Josefstadt, há para visitar, o gueto e o cemitério judaicos, do século XII, e a sinagoga. Ainda na Cidade Velha encontra o relógio Astronómico e a parede Lennon.
Na Nové městoCidade Nova) figuram a estátua de São Venceslau, de 1915, e o Museu Nacional. Outras edificações de destaque são o Prikopy, local da antiga fortaleza; o Teatro dos Estados (onde estreou a ópera Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart); o Teatro Nacional, de 1883; e igrejas e palácios barrocos.
Entre as numerosas pontes que atravessam o rio Vlatva está a famosa Ponte Carlos que liga a Cidade Velha ao Castelo de Praga.
Confira em baixo, através da excelente apresentação que lhe proponho, alguns dos aspectos mais significativos desta bela cidade europeia.

Sem comentários: