sábado, abril 19, 2014

As Queimas de Judas

Num grande número de localidades do nosso país (sobretudo no norte e centro), no sábado de Aleluia (o dia anterior à Páscoa), realiza-se a Queima (ou Malhação) de Judas.
Um boneco de tamanho humano, feito de palha, jornais, etc... é passeado pelas ruas, enforcado, e finalmente queimado.
Oficialmente, a "Queima de Judas" simbolisa a morte de Judas Iscariote. Mas, alguns factos (o verdadeiro Judas não foi queimado por exemplo) mostram que não é esse o seu primeiro significado. Em toda a Europa existem festas idênticas, no mesmo período (que coincide mais ou menos com o princípio da Primavera), mas com figuras simbólicas diferentes:  o Inverno, o Velho, o Lutero, a Bruxa, etc...
A passagem do Inverno para a Primavera, da noite para o dia, era celebrada pelos povos primitivos com sacrificios diversos. Estas cerimónias antigas foram absorvidas e depuradas pelo cristianismo.
A actual Queima do Judas é o que resta, provavelmente, destas antigas cerimónias.
Meses antes do sábado de aleluia era escolhida a vítima que deveria ser queimada como Judas. Mas, antes da sua queima, fazia-se a leitura de um testamento, a encenação da sua condenação e por fim terminava-se, então, a cerimónia desta espécie de julgamento, com o estouro do Judas
Estes rituais não pretendiam amesquinhar quem quer que fosse, serviam antes de mais, numa certa atitude pedagógica, refrear comportamentos demasiado exigentes, sobretudo, no exercicio de funções de interesse publico.
A Malhação de Judas ou Queima de Judas é ainda uma tradição vigente em diversas comunidades católicas na América Latina, tradição que aí foi introduzida pelos espanhóis e pelos portugueses.
Cada país realiza estes rituais de maneira diferente, alguns queimam os bonecos em frente a cemitérios ou perto de igrejas. No Brasil é comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades que não são bem aceitas pelo povo.
Em Constatim (Vila Real) todos os anos na Páscoa se realiza a "Queima do Judas". Veja, agora, o que foi esta festa popular em 2011, através do vídeo que se segue.

Sem comentários: