segunda-feira, abril 14, 2014

A Síria

A República Árabe Síria, é um país árabe que faz fronteira com o Líbano e o Mar Mediterrâneo a oeste, Israel a sudoeste, Jordânia a sul, Iraque a leste, e Turquia a norte.
A Síria, antigamente, compreendia toda a região do Levante, enquanto actualmente abrange os locais de antigos reinos e impérios, incluindo as civilizações de Ebla do III milênio a.C.
Na era islâmica, a sua capital, Damasco, foi a capital do Império Omíada e a capital provincial do Império Mameluco. Hoje Damasco é,  largamente, reconhecida como uma das cidades mais antigas, continuadamente habitadas do mundo.
A Síria de hoje obteve a sua independência em 1946, como uma república parlamentar. O pós-independência foi instável, e um grande número de golpes militares e tentativas de golpe sacudiram o país no período entre 1949 e 1970.  O actual presidente da Síria é Bashar al-Assad, filho de Hafez al-Assad, que governou de 1970 até sua morte em 2000.
A população predominante é de muçulmanos sunitas, mas com uma significativa população de alauítas, drusos e minorias cristãs.
Etnicamente, cerca de 90% da população é árabe (dos quais aproximadamente 10% pertencem à minoria curda), e o estado é governado pelo Partido Baath de acordo com princípios nacionalistas árabes.
Desde o começo de 2011, o país vive uma violenta guerra civil entre forças contrárias e leais à liderança do presidente Bashar al-Assad. As estatísticas referem que mais de 100 mil pessoas já morreram no conflito. Para conhecer melhor este país proponho-lhe que veja duas excelentes apresentações, uma com imagens da Síria antes da guerra civil e outra, com imagens da Síria já no decorrer deste conflito.
Veja agora como era a Síria de ontem.
  
E agora a Síria da actualidade, em resultado do conflito ali existente.

Sem comentários: