sexta-feira, abril 18, 2014

A Passagem do Nordeste & David Melgueiro

Jornal Público-Árctico: as Passagens do Nordeste e do Noroeste
A Passagem do Nordeste é uma rota marítima ao longo da costa norte da Europa e Ásia , sobretudo da costa árctica da Rússia, entre o Oceano Atlântico e o oceano Pacífico. A distância de São Petersburgo até Vladivostok pelo Mar do Norte é 14280 km, enquanto pelo Canal de Suez é de 23200 km e pelo cabo da Boa Esperança é de 29400 km.
Ainda no séc XV, começaram e ser feitos estudos para encontrar um novo caminho marítimo para a Índia e a China. Muitos dos estudos procuravam uma Passagem do Noroeste (pelo Norte do Canadá). Contudo, navegadores Ingleses, Holandeses e Russos procuravam uma Passagem do Nordeste navegando ao longo da costa ártica da Rússia.
Há quem defenda que foi David Melgueiro (falecido no Porto em 1673 ),  um navegador e explorador português, que, ao serviço da marinha holandesa, terá sido o responsável pela primeira travessia da Passagem do Nordeste (levada a cabo entre 1660 e 1662), no sentido Oriente-Ocidente, ligando o Japão a Portugal.
Mais de 350 anos depois, um projecto ambicioso pretende seguir o rasto, entre 2016 e 2017, dessa viagem lendária, que inclui a construção de um veleiro de raiz destinado ao serviço da comunidade científica.
A ideia é de José Mesquita, antigo comandante da marinha mercante e de pesca, que para tal acaba de criar a Associação David Melgueiro, em Peniche.
Se quiser ficar a conhecer melhor este lendário navegador português e este arrojado projecto basta clicar aqui, para aceder a uma notícia do jornal Público: "David Melgueiro: Na rota da lendária viagem do navegador português pelo Árctico".



Sem comentários: