terça-feira, março 11, 2014

O Menino de Cabul ou O Caçador de Pipas

"O Menino de Cabul" (no Brasil: O Caçador de Pipas)  é um romance do escritor afegão-americano Khaled Hosseini. Publicado em 2003, é o primeiro romance de Hosseini. Este romance foi adaptado ao cinema dando origem a um filme com o mesmo título em 2007. Quer o livro quer o filme conta a história de Amir, um garoto rico de Cabul, no Afeganistão, que é atormentado pela culpa de ter traído o seu criado e melhor amigo, Hassan, filho de Ali, também empregado do seu pai. A história tem como cenário uma série de acontecimentos políticos tumultuosos vividos por aquele país. Começa com a queda da monarquia no Afeganistão em Julho de 1973, com a deposição do rei Zahir Shah, depois com o golpe de estado comunista, em abril de 1978, a invasão soviética, em Dezembro de 1979 e a consequente massa de emigrantes refugiados para o Paquistão e para os EUA. De seguida fala ainda da implantação do regime militar pelos Talibã.
Amir é um garoto que cresceu no Afeganistão. A mãe morreu durante o seu parto. A relação com o pai, Baba, é demasiado formal e o seu melhor amigo é Hassan, um garoto hazara de lábio leporino, filho do empregado da família, Ali. Amir não entende o afecto que o pai demonstra ter por Hassan. Esse afecto resultou numa plástica, paga por Baba, para corrigir o defeito de nascença do garoto, quando este fez doze anos. O amigo de Amir é um dos destaques do campeonato anual  de papagaios (pipas, no Brasil), que marca o início do inverno em Cabul. Amir é campeão na competição e Hassan é um talentoso caçador de papagaios ou pipas.
Sinopse: "No inverno de 1975, em Cabul, tudo o que Amir mais deseja no mundo é ganhar um concurso de papagaios para poder impressionar o seu pai, e Hassan, o seu amigo inseparável, está determinado a ajudá-lo. Mas, na tarde do concurso, um terrível acontecimento vai destruir os laços que unem os dois rapazes para sempre. E, mesmo quando a família de Amir é forçada a fugir do Afeganistão após a invasão soviética, Amir sabe que um dia terá de regressar à sua terra natal em busca de redenção.
O Menino de Cabul é uma história de amor e amizade passada no cenário devastador do Afeganistão nos últimos 30 anos, contada por Khaled Hosseini, autor deste bestseller, com 50 milhões de livros vendidos em todo mundo".
 E agora "O Caçador de Pipas", uma Curta Metragem em vídeo, feita em 2011, por alunos de um colégio brasileiro.  

Sem comentários: