quarta-feira, março 26, 2014

Novas percepções sobre a pobreza

Hans Rosling (1948) é um médico e palestrante sueco. É também professor de Saúde Internacional no Instituto Karolinska e co-fundador e presidente da Fundação Gapminder, que desenvolveu um software conhecido como Trendalyzer. O software Trendalyzer, recentemente adquirido pela Google, transforma as complexas tendências globais em gráficos animados, tornando décadas de dados populacionais em círculos coloridos que evoluem flutuando através do gráfico à medida que o tempo passa.
De 1979 a 1981, Rosling  serviu como médico em Nacala, no norte Moçambique. Em 1993,  foi um dos iniciadores da ONG "Médicos Sem Fronteiras", na Suécia. Foi ainda, conselheiro de saúde para a OMS, a UNICEF e várias outras agências de ajuda.
Daí que as suas pesquisas se tenham concentrado nas relações entre o desenvolvimento económico, a agricultura, a pobreza e a saúde.
Assista agora a uma das conferências proferidas pelo pesquisador Hans Rosling para as TED Talks. Aqui, ele usa a sua impressionante ferramenta de análise de dados, para mostrar como vários países do mundo estão a sair da pobreza. Ora veja!

Sem comentários: