sexta-feira, março 14, 2014

Lisboa Mulata

Fique hoje com o vídeo oficial de "Lisboa Mulata", do grupo português Dead Combo. O Dead Combo é uma banda portuguesa de culto. As suas principais influências musicais são o Fado, o Rock, as bandas sonoras dos Westerns, bem como a música da América do Sul e de África.
A banda é constituída por dois membros: o Tó Trips (guitarras) e o Pedro V. Gonçalves (contrabaixo, kazoo, melódica e guitarras).
Os dois músicos membros conheceram-se apenas em 2001. Ao conversarem numa ida até ao Bairro Alto, tiveram a ideia de gravar um álbum em tributo ao génio da guitarra portuguesa, Carlos Paredes.
A pouco e pouco foram surgindo os Dead Combo, sendo 2002 o ano definitivo da sua formação. Em 2004 lançaram o seu álbum de estreia, cuja sonoridade inovadora foi recebida com entusiasmo pela crítica portuguesa.
Em 2005, Charlie Gillet fez uma selecção dos "Melhores de 2005". Nessa lista constam os Dead Combo com o seu álbum de estreia Vol.1. Em 2006 lançam Vol. 2 - "Quando A Alma Não É Pequena" e em 2007 "Guitars From Nothing".
Os Dead Combo compuseram a banda sonora original para o filme "Slightly Smaller Than Indiana" de Daniel Blaufuks.
Com "Lusitânia Playboys", em 2008 chegam definitivamente ao reconhecimento do público. Em 2011, "Lisboa Mulata" marca uma nova abordagem dos Dead Combo, pois é um álbum ecléctico, apelando ao ritmo e influências de África.
Em 2012, abriram-se novas portas aos Dead Combo: deram grande concerto na Aula Magna e apareceram no programa culinário de Anthony Bourdain sobre Lisboa. Consequentemente, entraram no top 10 do iTunes americano. Foram, também, convidados a actuar na estreia de Cannes do filme "Cosmopolis", realizado por David Cronenberg e produzido por Paulo Branco. Regressaram aos discos em Março de 2014 com "A Bunch of Meninos".
Veja então o vídeo realizado por Mário Melo Costa, para a música "Lisboa Mulata" dos Dead Combo  e, que conta com a interpretação do actor Matamba Joaquim.   )

Sem comentários: