domingo, março 23, 2014

Feira da Ladra ou a Feira da Virgem?

A Feira da Ladra é uma feira popular de objetos usados que ocorre na cidade de Lisboa, em Portugal (semanalmente às terças e sábados, de manhã e de tarde). 
Como as suas raízes remontam ao século XIII,  a Feira da Ladra andou de sítio em sítio, até se fixar no Campo de Santa Clara, freguesia de São Vicente de Fora. 
Hoje dedica-se, sobretudo, ao comércio de velharias, de objetos de segunda-mão e de artesanato. 
A Feira da Ladra teve início no Chão da Feira, ao Castelo, provavelmente em 1272, tendo mais tarde passado para o Rossio. É no ano de 1552 que surge uma primeira notícia da realização da Feira no Rossio. Em 1610 aparece a designação Feira da Ladra numa postura oficial. Depois do terramoto de 1755 instalou-se na Cotovia de Baixo (actual Praça da Alegria), estendendo-se mesmo pela Rua Ocidental do Passeio Público. Depois de mais algumas mudanças de local, a partir de 1882, passou para o Campo de Santa Clara.
De acordo com alguns estudiosos o nome da Feira da Ladra, em Lisboa, não tem nada a ver com ladrões. É sim, um nome de origem árabe. Como a Feira da Ladra remonta ao século XIII, ou provavelmente antes, a língua árabe era ainda familiar em Lisboa. A conquista cristã de Lisboa aos mouros ocorreu em 1147. Portanto, a língua árabe era ainda muito familiar e vulgar.  Assim, de acordo com alguns autores, o termo Feira da Ladra quer dizer Feira da Virgem (a Mãe de Jesus), pois a palavra "A Virgem" em árabe diz - se "al-:aadraa' (العذراء). Já agora saiba que esta palavra se ouve, repetidamente, na Nursat, o canal televisivo dos Maronitas (católicos) do Líbano.
Se não conhece esta feira, não deixe de passar por lá, num destes sábados. 
Vale bem a pena. Já agora, a dúvida mantém-se, será Feira da Ladra ou Feira da VirgemEntretanto, deixo-o (a), em baixo, com um cheirinho do que é a Feira da Ladra.

Sem comentários: