sexta-feira, março 28, 2014

Cidades Muito Antigas

Proponho-lhe hoje que conheça algumas das cidades mais antigas do mundo. Estas cidades conseguiram resistir ao tempo, às guerras, às invasões e a todo o tipo de desmandos. Conheça-as através da bela apresentação que se encontra abaixo. Esta mostra, de acordo com o seu autor, as cidades mais antigas continuadamente habitadas, no mundo.
Várias das cidades aqui apresentadas (Damasco, Biblos, Jericó) alegam  ser "a cidade mais antiga do mundo".
No entanto, de acordo com alguns historiadores, a cidade mais antiga do mundo é Jericó, na Palestina. Com aproximadamente 10 mil anos de existência, as suas ruínas estão localizadas a cerca de meio km da Jericó moderna.
Mas, até à década de 20 do século XX, o título de cidade mais antiga era de Ur, na Suméria (no Sudeste do Iraque actual).
Nesta disputa, está Damasco, capital da Síria, porque nunca deixou de ser habitada durante 5 mil anos. Beirute, no Líbano, Cairo, no Egito, e Sanaa, no Iémen, também estão entre as mais antigas do mundo.
Neste conjunto de cidades mais antigas continuadamente habitadas, poderia/deveria estar Lisboa, já que alguns arqueólogos descobriram aqui, objectos fenícios que datam de 1200 a.C. A cidade de Lisboa esteve em risco de desaparecer aquando do terramoto de 1755 que a flagelou e que foi seguido de um tsunami que a devastou e destruiu parcialmente, em alguns minutos. Viaje no tempo e conheça a história destas cidades. Ora veja!

Sem comentários: