sábado, março 15, 2014

Assuão

Hoje proponho-lhe que visite Assuão no Egipto. Esta é contudo uma viagem virtual até porque, a instabilidade do país e a crise, não permitem outros voos. Assuão é uma província do Egito cuja capital é a cidade de Assuão. Localiza-se no Alto Egipto, no sul do país. A província estende-se ao longo do rio Nilo, desde Qina até à fronteira com o Sudão. Tem uma área de 679 km² e uma população, de 1 184 432 habitantes. O sítio arqueológico de Abu Simbel encontra-se na província de Assuão. A cidade capital dista 950 km do Cairo. Assuão também é o nome da Grande Barragem, construída nos anos 60, para fornecer água e electricidade a todo o Egipto.
 Na cidade de Assuão pode visitar o Museu de Núbia, que possui 300 peças representando diferentes épocas: pré-histórica, faraónica ptolomaica, copta e islâmica. Outra atracção conhecida mundialmente é a Ilha Elefantina, que separa o Nilo em dois canais em frente a Assuão. A ilha Elefantina possui para além do mais, ruínas dos templos de Jnum, de Sadet e do seu filho Anukis. O nome atribuído à ilha (Abú-elefante), é de origem árabe, pois as rochas assemelham-se a estes animais pela sua cor e pelas suas formas. Nesta ilha situa-se também o Nilómetro, sistema utilizado pelos antigos egípcios para medir a altura das águas do Nilo.
Templo de Filae
Pode visitar ainda o Mosteiro de São Simão, que foi construído no século XII e acolheu os monges missionários que converteram alguns dos núbios ao Cristianismo. O Mausoléu do Aga Khan, um túmulo fatimida cujo sepulcro é feito de mármore de Carrara, é também uma proposta de visita. Outra atracção é o Obelisco Inacabado, com cerca de 41 m e um peso aproximado de 1.168 toneladas.
O Templo de Filae, foi desmontado devido à construção da barragem e de novo erigido em Agilkia. Dedicada à Deusa Isis, contém um "mamisim" (casa de nascimento) e dois pilares. Aqui pode-se assistir a um maravilhoso espectáculo de luz e som.
Se quiser fazer esta viagem, instale-se confortavelmente e veja a bela apresentação que se segue.   

Sem comentários: