terça-feira, fevereiro 18, 2014

O pedido de S.O.S. de um golfinho

Os golfinhos ou delfins, são cetáceos que estão perfeitamente adaptados à vida em ambiente aquático. Existem 37 espécies conhecidas de golfinhos quer de água salgada quer de água doce. São nadadores privilegiados, podendo nadar a uma velocidade até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades. Podem viver de 20 a 35 anos e dão à luz um filhote de cada vez. Vivem em grupos, pois são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e com os seres humanos.
A sua inteligência é motivo de muitos estudos por parte da comunidade científica.  Nenhum animal, excepto o homem, tem uma variedade tão grande de comportamentos que não estejam directamente ligados às atividades biológicas básicas, como alimentação e reprodução. Possuem um extraordinário sentido de ecolocalização, que utilizam para nadar por entre obstáculos ou para caçar as suas presas.
Agora veja o vídeo que se encontra a seguir e que narra uma história extraordinária. Um grupo de mergulhadores, que realizava um mergulho noturno no Hawai, para observar jamantas, teve uma surpresa inesperada. Um golfinho aproximou -se de um dos mergulhadores (Keller Laros ) e calmamente mostrou a sua barbatana lateral, onde uma linha de pesca com um anzol estavam enroscados. Keller entendeu o pedido de ajuda e começou a soltar o golfinho que se manteve parado e tranquilo enquanto o seu salvador agia. O mergulhador conseguiu, então, tirar-lhe a linha e restituir-lhe a mobilidade.
Veja o vídeo realizado por outro membro do grupo de mergulhadores  (Martina S. Wing) enquanto decorria este emocionante resgate. Este vídeo mostra que os golfinhos são tão inteligentes que chegam a saber como pedir ajuda a outra espécie.

Sem comentários: