quarta-feira, fevereiro 19, 2014

No País dos Dogon

O país dos Dogon é uma verdadeira jóia na África Ocidental. Esta região foi considerada Património Mundial da Humanidade em 1989, não só devido às belezas naturais desta região do globo, mas também, devido à cultura do povo Dogon.
Os Dogon são um  povo que habita quer o Mali quer o Burkina Faso. Os dogons do Mali vivem numa remota região no interior da África Ocidental - são cerca de 200 mil e a sua maioria vive em aldeias localizadas nas escarpas de Bandiagara, a leste do Rio Níger. São um povo com um estilo de vida muito complexo, porque possuem um conhecimento muito preciso do sistema Sirius e dos seus períodos orbitais. Os sacerdotes dogons dizem que sabem destes detalhes, porque aparentemente lhes foram transmitidos oralmente e de forma secreta, há muitos séculos.
Estes informações foram publicados pela primeira vez em 1950, no "A Sudanese Sirius System", escrito pelos antropólogos franceses Germaine Dieterlen e Marcel Griaule, que viveram muito tempo com os dogons no final dos anos quarenta.

De acordo com  os dogons, a criação do mundo está relacionada com as estrelas que eles chamam de Po Tolo, que significa "estrela semente". Este nome vem de uma minúscula semente chamada de "fonio", que em botânica é conhecida como Digitaria exilis. Com esta diminuta semente, os dogons referem-se ao inicio de todas as coisas. Segundo os dogons, a criação começou numa estrela, qualificada pela astronomia como anã branca, e que os astrónomos modernos chamam de Sirius B, a companheira muito menor da brilhante Sirius A, da constelação Cão Maior.
Os dogons também dizem que a Sirius B demora 50 anos para completar uma órbita em volta da Sirius A. O espantoso é que a astronomia moderna estabeleceu que o seu período orbital é de 50,4 anos. Igualmente intrigante é a sua afirmação de que a Sirius B gira em torno do seu próprio eixo e demora um ano terrestre para terminar este movimento. Alguns astrónomos afirmam que isso é possível, enquanto outros discordam dizendo que esse período de rotação é muito longo para uma estrela tão pequena e densa.
Mas, o que é realmente espantoso é o conhecimento que dizem ter sobre o terceiro astro do sistema Sirius, descoberto apenas recentemente pelos astrónomos, já que possui um tamanho irrelevante perto dos dois outros astros do sistema, e por isso levou quase meio século a ser descoberto.
Os Dogons chamam este terceiro corpo de Emme Ya, ou "Mulher Sorgo" e dizem que é uma estrela pequena com apenas um planeta na sua órbita, ou um grande planeta com um grande satélite. Como é que vivem os dogons? Onde habitam? Quais são as suas formas de expressão cultural? Se quiser ter respostas para algumas destas questões, pesquise, investigue e veja os dois vídeos que se seguem. O primeiro é uma viagem no país Dogon e o segundo mostra as danças rituais deste povo africano.
E agora o vídeo que mostra algumas das danças rituais do povo Dogon.

Sem comentários: