sábado, fevereiro 08, 2014

Feira do Fumeiro de Vinhais: Uma Feira à Maneira!

A Feira de Fumeiro de Vinhais acontece nesta vila de Trás-os-Montes desde 1981, no segundo fim-de-semana do mês de Fevereiro. Vinhais é um pólo, freguesia e sede de concelho do distrito de Bragança, que é dinamizado pelas actividades ligadas à agricultura, natureza, gastronomia, pequena e média indústria, com particular destaque para produtos como a castanha e o porco Bísaro.
Esta feira oferece aos visitantes, para além da exposição de produtos e a possibilidade de aquisição dos mesmos, um vasto programa de actividades.
Este certame tem impulsionado as actividades relacionadas com o fumeiro, de tal maneira que Vinhais se transformou na capital inequívoca do Fumeiro. Os números falam por si, nos últimos anos registaram-se mais de 70 mil entradas na Feira do Fumeiro de Vinhais, visitantes oriundos de todo o país e também, em grande número da vizinha Espanha. Vendem-se nesta feira mais de 50 toneladas de fumeiro o que representa a entrada de largos milhares de euros na economia local.
O fumeiro, comercializado por dezenas de produtores, tem Protecção Comunitária IGP- Indicação Geográfica Protegida, atribuída pela União Europeia, garantindo a quem adquire os produtos uma certificação de qualidade. Esta denominação está relacionada com a raça autóctone da região de Vinhais, o porco Bísaro, alimentado à base de produtos naturais, de que é exemplo a castanha, contribuindo para que a sua carne seja suculenta e saborosa. Grande variedade de salpicões, chouriças de carne, butelos, alheiras, chouriços azedos, chouriças doces e presuntos, confeccionados com recurso à carne de porco Bísaro, desfilam pelos diversos expositores da feira.
No entanto a feira, não se restringe apenas à exposição de fumeiro. Para além de outros produtos naturais da região, artesanato, produtos gourmet, espectáculos musicais, arraial, luta de touros, tasquinhas, restaurantes e muitos outras actividades integram um programa diversificado que, durante quatro dias, anima quem passa por Vinhais.
Mas este ano a Feira do Fumeiro em Vinhais, transformou-se num acontecimento ainda com mais impacto, graças à versão de "Wrecking Ball" , da famosa música da cantora norte-americana Miley Cyrus, que serviu de inspiração à Câmara Municipal de Vinhais para promover este evento que ali está a decorrer, de 6 a 9 de Fevereiro.

Sem comentários: