quinta-feira, janeiro 09, 2014

Verdi no Aeroporto

Para assinalar o início das comemorações dos 70 anos do Coro do Teatro Nacional de S. Carlos foram realizados dois Flash mob pelo coro de São Carlos em 19 Dezembro de 2013: um aconteceu no aeroporto de Lisboa e outro no Chiado (no centrode Lisboa).  Nestes eventos foi feita a interpretação de um excerto de "Il Trovatore" - "Vedi! Le fosche notturne spoglie"."Il Trovatore (O Trovador)" é uma ópera em quatro actos de Giuseppe Verdi.
Esta ópera estreou no Teatro Apollo, em Roma, a 19 de janeiro de 1853. Compõe juntamente com o "Rigoletto" e "La Traviata" a chamada "trilogia verdiana", formada pelas óperas mais populares de Verdi escritas uma após a outra. O libreto  desta ópera baseou-se no romance "El Trobador", de Antonio García Gutierrez. Um libreto, é o texto usado numa peça musical do tipo ópera, opereta, musical, oratório e cantata. O termo libreto provém de "libretto", que é uma palavra italiana que significa literalmente livrinho. Ele inclui tanto as palavras das partes cantadas quanto das faladas e é diferente de uma sinopse ou do roteiro da trama de um peça.
Uma das árias famosas desta ópera é o Coro dos Ferreiros (2º acto), ou seja, a "Vedi! Le fosche notturne spoglie". Neste segundo ato os ciganos estão reunidos no seu acampamento, em redor da fogueira, nas montanhas e, trabalham nos seus artefactos, podendo-se ouvir os repiques dos martelos nas bigornas. Veja agora a reacção das pessoas no aeroporto de Lisboa ao Coro dos Ferreiros da ópera de Verdi.

Sem comentários: