sexta-feira, janeiro 03, 2014

Uma outra visão sobre o mundo...

Proponho-lhe que veja hoje um pequeno filme (premiado em Cannes) que é uma outra visão sobre o mundo em que vivemos.
Este filme retrata as ideias de Jacques Fresco, líder internacional do Projecto Vénus! Jacque Fresco (1916), criador deste projecto é escritor, professor, futurologista, inventor, etc. Quase com 100 anos de idade, continua a escrever e a ensinar sobre cidades sustentáveis, gestão de recursos naturais e automatização avançada, com o objectivo de beneficiar toda a sociedade.
O Projecto Vénus, é uma organização que promove as visões do futuro de Jacque Fresco através de um website e pela distribuição de vídeos e de literatura. Tem como objectivo melhorar a sociedade quer pela construção de cidades sustentáveis, da utilização de energia de forma eficiente e da gestão dos recursos naturais da Terra usando a automatização avançada. A organização foi fundada por Jacque Fresco  e por Roxanne Meadows em 1995, embora o Projecto já exista desde os anos setenta.
O nome da organização tem origem na cidade de Venus, Flórida, onde o centro de pesquisa da organização está situado. O Projecto Vénus tem sido, também, uma enorme influência para o movimento Zeitgeist!
Fundado em 2008, o Movimento Zeitgeist é um movimento formado por pessoas que advogam a sustentabilidade, organizadas numa rede global, através de grupos nacionais (Capítulos) e grupos regionais (Sub-Capítulos). A sua actividade desenvolve-se com acções de sensibilização, equipes de projecto, eventos anuais e acções de voluntariado.
O termo "Zeitgeist" é definido como o "ambiente geral intelectual, moral e cultural de uma época" ou simplesmente o "espírito do tempo". O termo "movimento" implica simplesmente "mudança", ou transição. Por isso, o Movimento Zeitgeist (MZ) é uma organização que pede mudança na concepção dominante cultural, moral e intelectual da época em que vivemos. Se quiser ficar a conhecer algumas das críticas feitas a estes movimentos basta clicar aqui.

Sem comentários: