terça-feira, janeiro 14, 2014

Cavernas de Mármore

Hoje proponho-lhe que conheça as cavernas de mármore do Lago General  Carrera ou Lago Buenos Aires. Este lago situa-se na Patagónia e é compartilhado por dois países: o Chile e a Argentina. Na Argentina é conhecido como Lago Buenos Aires, enquanto no Chile se denomina Lago General Carrera.
Este lago tem uma superfície de 1850 km², dos quais 970 km² estão em território chileno (região de Aisén) e os restantes 880 km² pertencem à província argentina Santa Cruz, tornando-o o maior do território chileno e o quarto da Argentina. Além disso, considerado em conjunto, é o segundo da América do Sul, sendo apenas menor que o Titicaca. O Lago General  Carrera ou Lago Buenos Aires é de origem glaciar e está rodeado pela cordilheira dos Andes, desaguando no Oceano Pacífico através do Rio Baker. O lago tem uma profundidade máxima de 590 metros e situa-se numa região com um clima frio e ventoso.  A temperatura média anual é de 9º C. A precipitação é abundante durante todo o ano, com uma média que varia de 600 mm a 4000 mm por ano.
As costas deste lago começaram a ser habitadas por população crioula e europeia entre 1900 e 1925. A base da economia da região é principalmente a pecuária (gado caprino). No entanto, o lago possui condições que permitem o desenvolvimento de actividades turísticas, como os desportos de aventura e os passeios pedestres em contacto com os encantos da natureza, não esquecendo as extraordinárias cavernas de mármore. 
E agora um vídeo sobre o mesmo assunto. 

Sem comentários: