domingo, janeiro 19, 2014

A Polinésia Francesa

A Polinésia Francesa é um território da Polinésia dependente da França, com o estatuto de colectividade de ultramar. Localiza-se no Pacífico sul, a cerca de 6000 quilómetros a leste da Austrália. É um dos mais vastos territórios do Pacífico, com 4.167 km² (dos quais 3 265 km² correspondem a ilhas habitadas - que se encontram dispersas por 2,5 milhões de km² de oceano), se considerada a área marítima ocupada. A Polinésia Francesa inclui cinco arquipélagos, o das Marquesas, o de Tuamotu, o de Gambier, o das Austrais e o da Sociedade (dividido em dois grupos, o das Ilhas de Barlavento e da Ilhas de Sotavento), além de algumas ilhotas exteriores a estes grupos.  Esta região é composta por vários arquipélagos de origem vulcânica ou coralina, situados numa área de alta actividade sísmica. A maior ilha é o Taiti. Entre as ilhas e atóis mais conhecidos destacam-se: Bora Bora, Mehetia, Taiti, Moorea, Tubuai e Tupai. Os territórios mais próximos são as Quiribati, a noroeste, a colónia britânica de Pitcairn, a leste, e o território neozelandês das Ilhas Cook, a oeste. A sua capital é Papeete.
O arquipélago das Marquesas foi provavelmente descoberto e colonizado por navegadores polinésios, uma civilização bastante dinâmica que se guiava apenas com o seu conhecimento de ondas, constelações e ventos nas suas navegações, vindos da Samoa cerca de 200 a.C.  O arquipélago de Gambier foi provavelmente descoberto e colonizado cerca de 300 d.C., o arquipélago da Sociedade por volta de 400 d. C., o arquipélago de Tuamotu  cerca de 600 d. C. e o arquipélago das Austrais cerca de 800 d. C.
O primeiro contacto europeu com a Polinésia Francesa ocorreu em 24 de janeiro de 1521, quando o português Fernão de Magalhães descobre Puka Puka, um atol do arquipélago de Tuamotu. Onze anos mais tarde, em 1595, o espanhol Álvaro de Mendaña e o português Pedro Fernandes de Queirós descobrem o arquipélago das Marquesas, mas mantiveram a sua descoberta em segredo para evitar a aproximação dos outros países europeus.
Com mais de um século sem contacto com os europeus, em 2 de junho de 1722, o holandês Jakob Roggeveen descobre Makatea e, quatro dias depois, Bora Bora. É Charles de Brosses quem nomeia de Polinésia as ilhas das terras austrais, em 1756. Só em 1767, o Taiti é descoberto pelo inglês Samuel Wallis, e em 1768 pelo francês Louis Antoine de Bougainville, que reclama a sua posse para a França. Posteriormente, o britânico James Cook, em 1769, explora o arquipélago da Sociedade e em seguida descobre Rurutu, situado no arquipélago das Austrais, regressando em 1773, 1774 e 1777. Paralelamente, o espanhol Domingo de Boenechea chega ao Taiti em 1772, tendo voltado em 1774 a fim de instalar uma missão permanente, porém esta falha. De 1743 a 1880, a família real taitiana Pomare beneficia habilmente da presença dos europeus para alargar o seu poder.
Veja agora dois vídeos espectaculares acerca da Polinésia Francesa e de atóis do Pacífico Sul. Já agora, um atol é uma ilha oceânica em forma de anel com estrutura coralínea e de outros invertebra­dos. No seu in­terior existe uma lagoa, sem nenhuma aparente conexão com as rochas da crosta.
Um atol começa a existir pela formação de um recife costeiro de corais ao redor de uma ilha vulcânica. À medida que esta ilha vai afundando o recife vai se acumulando e crescendo para fora em busca de águas mais ricas em nutrientes e transformando-se num recife de barreira. A parte central, com menor circulação de água fica preservada como uma laguna interior.
Assista agora a um vídeo com imagens fantásticas da Polinésia Francesa acompanhadas com uma música dos Aerosmith.  
E agora o outro vídeo sobre os atóis do Pacífico Sul.

Sem comentários: