sábado, outubro 26, 2013

As Caraíbas

O passeio de hoje vai fazer-se rumo às Caraíbas. Instale-se e "curta" a viagem. Nem precisa de sair de casa. Basta abrir a bela apresentação abaixo. As Caraíbas são uma região do continente americano formada pelo Mar das Caraíbas, as suas ilhas e estados insulares. Esta região do planeta também é conhecida como Antilhas ou Índias Ocidentais. Este nome provém da crença inicial dos europeus de que o continente americano era a Índia (o termo "ocidentais" foi, posteriormente adicionado para distinguir a região, da verdadeira Índia). Ora veja!

sexta-feira, outubro 25, 2013

Telejornal com efeitos especiais

Hoje proponho-lhe que veja o vídeo abaixo, que mostra imagens como  nunca viu. Estes factos ocorreram num telejornal nocturno de uma TV russa.
As principais e mais poderosas cadeias de TV de todo o mundo, procuram todos os dias inventar cenários mirabolantes para os seus programas, e visuais à base das tecnologias mais modernas. No entanto, esta TV russa parece que "descobriu a pólvora". Criou um cenário em 3D para o seu principal noticiário nocturno. Os telespectadores assistem, assim, às notícias em 3D. As imagens são impressionantes e segundo os media locais, não existe nada igual em nenhuma TV do mundo, tamanha é a sofisticação e os efeitos especiais utilizados. Este telejornal transformou-se por causa disto, no programa jornalístico campeão de audiências em todo o mundo, pois traduz em imagens reais, toda a violência dos conflitos regionais espalhados pelo planeta. Ao falar de cada assunto, o apresentador (no estúdio) parece estar no meio do acontecimento.
Ao assistir ao vídeo, provavelmente,  não vai entender uma palavra do que o apresentador diz, mas nem precisa, porque o que  vale a pena é conferir o inédito das imagens. Ora veja!

quinta-feira, outubro 24, 2013

Vai uma voltinha por Lisboa?

Quer conhecer ou visitar Lisboa? Então proponho-lhe que abra a excelente apresentação que se segue. Através das imagens escolhidas pelo autor, poderá fazer um belo percurso turístico pela capital de Portugal. Para além de ficar a conhecer os monumentos e as mais importantes ruas da Lisboa turística, poderá também apreciar um dos símbolos da cidade: os eléctricos que circulam na parte antiga da cidade e que até são conhecidos e cantados como os amarelos da Carris (empresa de transportes lisboeta). Ora Veja!

quarta-feira, outubro 23, 2013

Uma Hora de Ponta Especial

Aconselho-o (a) a ver com especial atenção o vídeo abaixo, que mostra o que é a hora de ponta na capital do Bangladesh. De qualquer modo neste dia a situação foi especial. Milhares de pessoas deixaram Daca, capital do Bangladesh, enchendo ferries e combóios, para se dirigirem às suas aldeias com o objectivo de celebrarem o Eid al - Fitr, que marca o fim do mês sagrado do Ramadão.
Em algumas sociedades muçulmanas esta celebração é também conhecida como a "Doce Celebração" ou a "Pequena Celebração". O Eid religioso é um só dia, mas ele é muitas vezes celebrado por 3 dias.
Durante o mês do Ramadão os muçulmanos devem abster-se de fumar, comer, beber, ter relações sexuais desde antes do nascer do sol até ao anoitecer. O festival do Eid al-Fitr celebra o fim deste jejum, bem como a força que os muçulmanos acreditam ter recebido de Alá para poderem executá-lo. À semelhança de outras celebrações muçulmanas inicia-se como o registo visual da lua nova. Este festival é assinalado com uma oração comunal a meio da manhã, geralmente realizada em praças ou recintos de feiras, uma vez que as mesquitas não possuem espaço para tantas pessoas. Antes da oração se iniciar a congregação recita o Takbir, uma prece que glorifica a grandeza de Deus. Depois da oração segue-se um sermão (khutba) e uma oração especial que pede perdão e ajuda a todos os muçulmanos do mundo. É tradição a realização de um grande almoço (o primeiro almoço que os muçulmanos tomam após o jejum diurno de um mês), geralmente na casa de um parente mais velho. As crianças recebem prendas, que podem ser roupas novas ou dinheiro. 

terça-feira, outubro 22, 2013

Uma Folha Cai ao Céu

Proponho-lhe que assista hoje a um documentário que retrata o drama das sociedades modernas. É triste, mas imperdível.
O escritor Knud Romer fala sobre a morte de seu pai e a solidão dos idosos na Dinamarca, um país várias vezes eleito o mais feliz do mundo.
"Uma folha Cai ao Céu" é o nome do documentário sobre o pai de Romer, produzido por Didde Elnif e Anders Birch.
"Uma folha cai ao Céu" retrata o ostracismo a que é votado o o idoso no primeiro mundo!!

segunda-feira, outubro 21, 2013

Dizia uma vez Aquilino...

Dizia uma vez Aquilino que em Portugal
os filósofos se exilavam ainda em seu país
(v.g. Spinoza). O curioso porém
é que também ninguém foi santo lá:
os nascidos em Portugal foram todos sê-lo noutra parte
(St. António, S. João de Deus, etc.)
e outros santos portugueses, se o foram,
terá sido, porque, estrangeiros que eram e em Portugal
vivendo, não tiveram outro remédio
(v.g. Rainha Santa) senão ser santos,
à falta de melhor. Oh país danado.
Porque os heróis também nunca tiveram melhor sorte
(Albuquerque e outros que o digam) a menos que
tivessem participado de revoluções feitas
"em vez de" (v.g. o Condestável que fez
fortuna e a casa de Bragança e acabou só Santo quase).
Jorge de Sena

domingo, outubro 20, 2013

Meu Amor é Marinheiro

Assista à interpretação de Gisela João em "Meu Amor É Marinheiro" num concerto ao vivo.
Meu amor é marinheiro
E mora no alto mar
Seus braços são como o vento
Ninguém os pode amarrar.

Quando chega à minha beira
Todo o meu sangue é um rio
Onde o meu amor aporta
Seu coração - um navio.

Meu amor disse que eu tinha
Na boca um gosto a saudade
E uns cabelos onde nascem
Os ventos e a liberdade.

Meu amor é marinheiro
Quando chega à minha beira
Acende um cravo na boca
E canta desta maneira.

Eu vivo lá longe, longe
Onde passam os navios
Mas um dia hei-de voltar
Às águas dos nossos rios.

Hei-de passar nas cidades
Como o vento nas areias
E abrir todas as janelas
E abrir todas as cadeias.

Assim falou meu amor
Assim falou-me ele um dia
Desde então eu vivo à espera
Que volte como dizia.