sábado, outubro 19, 2013

Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
 Que só se vai ao ver outro nascer
 E o espelho de minha alma multiplica...
Vinicius de Moraes

sexta-feira, outubro 18, 2013

O Nosso Agente em Havana

"O Nosso Agente em Havana" é um romance de Graham Greene que lhe apresento hoje como proposta de leitura.
"Um representante de uma pequena empresa inglesa de aspiradores, lojista quase arruinado, vive angustiado com os eternos motins de Cuba. Os negócios vão mal, muito mal e Milly, a sua bela filha, atormenta-o com os seus caprichos. Então, sob a forma de Mr. Hawthorne, um enigmático cavalheiro que faz apelo ao seu sentido patriótico, explica-lhe coisas tão estranhas como o modo de usar um livro de cifra, ou tinta invisível, ou a utilidade das chaleiras eléctricas para a abertura de cartas – a tentação surge. Pouco a pouco, como aliás explica Hawthorne aos seus superiores hierárquicos em Londres, a imaginação do pobre comerciante põe-se a trabalhar. E como, no nosso mundo, a realidade não é coisa que se enfrente, a imaginação assim estimulada virá a revelar-se mais verdadeira do que o próprio real"…  E é assim que os serviços secretos ingleses contratam um inesperado espião: um vendedor de aspiradores à beira da ruína. Um cenário de mistério, estratagemas e invenções com o inteligentíssimo humor britânico de Graham Greene.

quinta-feira, outubro 17, 2013

Querida

Para não esquecer Bana, ouça-o em "Querida" numa das suas várias apresentações ao vivo. Uma voz que deixou saudade e a que a morna e a alma de Cabo Verde deve muito.
Bana (1932 – 2013) foi um intérprete, cantor e baladeiro Cabo Verdiano, que começou a sua carreira quando Cabo Verde era um território português. Nessa época trabalhava, também, como guarda-costas e moço de recados do compositor e intérprete B. Leza. Ao longo de uma carreira de mais de 60 anos, Bana publicou mais de meia centena de LP e EP, em grupo ou a solo, e participou em quatro filmes - dois franceses, um alemão e um luso/cabo-verdiano.
"Embaixador" da música cabo-verdiana, por ser pioneiro em levá-la aos quatro cantos da Europa e da África, Bana foi reconhecido com várias condecorações e homenagens, quer em Cabo Verde quer no estrangeiro.

quarta-feira, outubro 16, 2013

A Bienal de Veneza

A 55ª edição da Exposição Internacional  de Arte de Veneza foi inaugurada em Junho, com 88 representações  nacionais, entre as quais Portugal, Brasil e Angola.
O tema geral desta exposição é "O  Palácio Enciclopédico", escolhido pelo curador Massimiliano Gioni, para  evocar o artista ítalo-americano Marino Auriti, que, em 1955, esboçou um  projecto de museu imaginário, com a intenção de reunir todo o conhecimento  do mundo, desde a invenção da roda ao satélite.
Além das representações nacionais, a Bienal integra ainda uma mostra internacional com obras de 150 artistas de 37 países, e uma programação paralela de dezenas  de debates e eventos culturais, até 24 de Novembro.
Portugal está representado pelo projecto  "Trafaria Praia", da artista plástica Joana Vasconcelos que transformou um cacilheiro antigo em pavilhão flutuante, que se encontra  na Riva dei Partigiani,  em Veneza, até 24 de Novembro, junto aos Giardini.
Se não pode ir até Veneza ver a Exposição e o Pavilhão de Portugal imaginado por Joana Vasconcelos, dê uma espreitadela ao nosso Pavilhão clicando aqui. É absolutamente extraordinário! Não perca.

terça-feira, outubro 15, 2013

A Praia do Barril

A Praia do Barril é uma praia vigiada, galardoada, há vários anos com o prémio Bandeira Azul e considerada uma das melhores praias portuguesas. É considerada uma das praias mais calmas da costa Algarvia, escapando mesmo no pico da época balnear às enchentes que caracterizam outras praias da região.O Barril é uma das praias da Ilha de Tavira, localizada a oeste de Santa Luzia, próxima do pequeno aldeamento turístico de Pedras d'El-Rei, que se situa a poucos quilómetros de Tavira. A paisagem é formada pela Serra do Caldeirão a norte e o Cerro de São Miguel a noroeste, além dos sapais, canais e salinas da Ria Formosa, bem como as formações dunares da ilha de Tavira e o Oceano Atlântico, a sul. As suas águas são calmas e tépidas durante a Primavera e o Verão; nos dias amenos de sol, ao longo dos meses de Inverno, constitui um óptimo local para uma boa caminhada à beira-mar, para a prática de desportos ao ar livre ou para a observação de aves aquáticas
O acesso à praia é feito por uma ponte que atravessa a Ria Formosa seguindo-se um trilho e caminho pedonal que atravessam a ilha. Na época balnear o atravessamento da ilha é igualmente feito por um pequeno comboio, que assegura um serviço regular. A linha ferroviária, do tipo Decauville, tem cerca de 1 km de extensão, em via estreita de 60 cm de bitola. A linha foi construída com o objectivo inicial de servir a antiga armação de pesca do atum localizada na praia do Barril.
A Praia do Barril, esteve relacionada no passado (de 1841 a 1966) à conhecida Armação do Barril ou dos Três Irmãos. De Abril a Setembro, viviam neste arraial, cerca de 80 pescadores com as suas famílias. Nas pequenas e humildes casas, onde faltava a electricidade e a água corrente, partilhava-se de sol a sol a mesma faina. A migração do atum (e a variável quantidade) em direcção ao Mediterrâneo “atum de direito” e de volta para o Atlântico “atum de revés”, determinavam cada ano o resultado incerto desta árdua tarefa.
Actualmente pode-se apreciar um cemitério de Âncoras, que eram usadas na antiga Armação, as pequenas casas que serviam de habitação aos pescadores agora transformadas em lojas, restaurantes e apoios de praia e os poços que forneciam a água a quem ali residia.  Se quiser ficar a conhecer melhor esta praia do sotavento algarvio, basta ver com atenção a bela apresentação que se segue.

segunda-feira, outubro 14, 2013

Angola: 27 Maravilhas

A empresa National 7 Wonders, liderada por Luís Segadães, anunciou há já uns meses a organização das 7 Maravilhas Naturais de Angola, que surge como o primeiro país africano a receber a extensão do evento já realizado em Portugal. “Este projecto pretende aproximar os angolanos da sua cultura e divulgar as suas riquezas naturais".
Hoje proponho-lhe mais um passeio turístico. A viagem é, então, até Angola. Fique a conhecer  27 das principais maravilhas naturais daquele país e que são as candidatas a finalistas do evento: As Sete Maravilhas Naturais de Angola clicando aqui. Estão organizadas nas seguintes 7 categorias: Grandes Relevos, Praias, Falésias, Quedas de Água, Rios e Lagoas, Grutas e Cavernas e Áreas Protegidas.
Não perca mais este passeio turístico que vai desde as cachoeiras do Binga à Barra do Dande, passando pela Tundavala, pelo Deserto do Namibe, Caotinha, Egipto Praia,  floresta do Maiombe, etc. Olhe que vale mesmo a pena conhecê-las...

domingo, outubro 13, 2013

As Palavras

São como um cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.
Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos,
as águas estremecem.

Desamparadas, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.

Quem as escuta? Quem
as recolhe, assim,
cruéis, desfeitas,
nas suas conchas puras?

Eugénio de Andrade