sábado, outubro 05, 2013

A Implantação da República Portuguesa

Hoje dia 5 de Outubro, dia que comemora a Implantação da República Portuguesa, deixo-o com "A História essencial de Portugal", pelo prof. José Hermano Saraiva, no seu "Volume VI: Da instauração da República, em 5 de Outubro de 1910, à actualidade (1910-2002)".
 Este vídeo é uma aula do prof. José Hermano Saraiva sobre o percurso histórico de Portugal ao longo do séc. XX e nos primeiros anos do séc. XXI e foi publicado em "Documentários, entrevistas..." do canal YouTube por Carlos Alberto Didier.

sexta-feira, outubro 04, 2013

Do Fim Para O Princípio

Nada mais acontecerá

Porque tudo Já aconteceu.

Amanhã é ontem e ontem é hoje.

Meu nascimento, minha vida,

Minha morte e meu julgamento

Já chegaram dentro de mim

Antes de chegar para todos.

Sei que ninguém mais nascerá,

Se alguém nasceu foi um instante

E os que vivem foram abafados

Antes de acabar como cosmos, como universo.

Em tudo e para tudo o mundo já começou por acabar dentro de

                                                                     [mim mesma.

Espero o princípio, porque o fim

Já está comigo desde a minha formação.
Adalgisa Nery

quinta-feira, outubro 03, 2013

Amen

O vídeo que lhe proponho hoje é absolutamente imperdível!
Veja a orquestra de Andre Rieu em "Amen" (Under The Stars - ao vivo em Maastricht V). É arrepiante ouvir/ver a interpretação deste fantástico espiritual negro. É uma maravilha! Sentimo-nos transportados para outra dimensão. Ora veja!
Amen, Oh Lawdy !
Amen. Have mercy
Amen, Amen, Amen
Sing it over now

Amen, Oh Lawdy !
Amen. Have mercy
Amen, Amen, Amen

See the little baby
Lying in a manger
On Christmas morning
Amen, Amen, Amen

See Him in a temple
Talking to the elders
How are they marvelled
Amen, Amen, Amen


See Him at the seashore
Preaching to the people
Healing all the sick ones
Amen, Amen, Amen

See Him at the garden
Praying to the father
In deepest sorrow
Amen, Amen, Amen

See Him on the cross
Bearing all my sins
In bitter agony
Amen, Amen, Amen

Yes, He died to save us
And He rose in Easter
Now He lives for ever
Amen, Amen, Amen

Hallelujah!
Jesus is my Saviour
For He lives forever
Amen, Amen, Amen    

quarta-feira, outubro 02, 2013

Portugal e os Seus Pintores

Praia da Ursa - Alfredo Keil
Há poucos vestígios de obras de pintura portuguesa anteriores ao século XV.  Mas, a ausência de exemplos concretos não significa, porém, que os portugueses não praticassem esta arte. Sabe-se pelo contrário, que a pintura em Portugal tem uma tradição antiquíssima. No entanto, por circunstâncias diversas, a maioria das obras produzidas até meados do período Gótico desapareceu.  As poucas que sobreviveram são, por isso mesmo preciosas, sendo os únicos testemunhos de uma linhagem artística que data da Pré-história. A partir do Renascimento, de facto, coincidindo com a fase dos descobrimentos e do estabelecimento de diversas colónias além-mar, as grandes riquezas que passaram a afluir para a metrópole serviram como estímulo para a intensificação do intercâmbio cultural e comercial com o resto da Europa e contribuíram para o desenvolvimento acelerado, em Portugal, de todas as artes, beneficiando-se logicamente a pintura desse novo contexto. Desde essa altura, a pintura em Portugal está muito melhor documentada. As obras da pintura portuguesa posteriores ao Renascimento estão conservadas em diversos museus e colecções privadas, nacionais e estrangeiras.
Deleite-se agora com a pintura de Alfredo Keil e a forma como retrata o nosso país.. Alfredo Keil, conhecido sobretudo como autor da música do que viria a ser o actual hino nacional, foi também, além de compositor, pintor, poeta e arqueólogo. 

terça-feira, outubro 01, 2013

Monólogo das Mãos

Aos 91 anos, a actriz, cantora e realizadora brasileira, Bibi Ferreira, declamou, no programa de Jô Soares (Brasil), o "Monólogo das Mãos", de Giuseppe Ghiaroni. Dá gosto ver!
Bibi Ferreira, que é um pseudónimo de Abigail Izquierdo Ferreira  (1922), é uma actriz, cantora, realizadora e compositora brasileira.
É filha do célebre actor brasileiro Procópio Ferreira e da bailarina espanhola Aída Izquierdo.
Nem a Bibi sabe ao certo a data de nascimento. A mãe dizia que ela nascera no 1º de Junho; o pai falava que a data era 4 de Junho mas, a sua certidão de nascimento traz a data de 10 de Junho.
Ouça-a agora a declamar o "Monólogo das Mãos" e veja a sua capacidade de expressão e de linguagem gestual.

segunda-feira, setembro 30, 2013

Destino

Em 1946, dois artistas geniais encontraram-se para um filme de animação que não aconteceu — na época!
Destino é uma curta metragem criada por Walt Disney e o famoso pintor catalão Salvador Dalí. Uma colaboração que se iniciou em 1945 e durou até 1958. Disney contratou Dalí para elaborar uma curta metragem baseada na canção "Destino", de Armando Rodriguez. A ideia inicial do filme era de uma mistura de animações do pintor e dançarinos ao vivo, recheado de efeitos especiais e surreais, mas tudo em apenas 6 minutos.
No entanto, o projecto acabou cancelado devido aos problemas económicos que os estúdios da Walt Disney enfrentaram no pós-guerra. O projecto foi mantido em segredo até 2003. Nessa altura, 57 anos depois, uma equipa de pessoas que incluía o sobrinho de Walt Disney, Roy Edward Disney, retomaram os storyboards e terminaram a animação, com a colaboração de pinturas originais de Dalí e da esposa do mito que orientou a animação. Nem Walt Disney, que morreu em 1966, nem Dali, morto em 1989, chegaram a ver o filme.
A história do filme  narra o amor de Chronos, o tempo personificado da mitologia grega,  por uma mulher de carne e osso. Veja aqui o surrealismo de Dalí de mãos dadas com o mundo mágico da Disney. Não perca! 

domingo, setembro 29, 2013

Tu eras também uma pequena folha

Tu eras também uma pequena folha
que tremia no meu peito.
O vento da vida pôs-te ali.
A princípio não te vi: não soube
que ias comigo,
até que as tuas raízes
atravessaram o meu peito,
se uniram aos fios do meu sangue,
falaram pela minha boca,
floresceram comigo.
Pablo Neruda