sábado, junho 15, 2013

Uma História Surpreendente...

Hoje, deixo-o com uma história surpreendente.
Lawrence Anthony, é uma lenda na África do Sul.  Autor de 3 livros, entre eles o best-seller  "O Encantador de Elefantes",  resgatou inúmeros animais selvagens e reabilitou elefantes por todo o planeta após serem vitimados por atrocidades humanas. Um dos casos mais célebres em que participou, foi o corajoso resgate dos animais do Zoológico de Bagdad, durante a invasão dos Estados Unidos, em 2003. No dia 2 de Março de 2012 Lawrence Anthony faleceu. De acordo com a família, dois dias após o seu falecimento, elefantes selvagens apareceram em sua casa guiados por duas grandes matriarcas. Outras manadas selvagens apareceram em bandos para dizer adeus ao seu amado amigo-homem. Um total de 31 elefantes havia caminhado pacientemente por mais de 12 milhas para chegar à sua residência sul-africana.
A suprema inteligência e o timing perfeito com que estes elefantes pressentiram o falecimento de Lawrence é  surpreendente.
A esposa de Lawrence ficou particularmente comovida, pois sabia que os elefantes há já três anos que não apareciam por ali! Parecia que os elefantes queriam apresentar as suas sentidas condolências, em honra do amigo que lhes salvou as vidas e tamanho era o seu respeito por ele, que ficaram por dois dias e duas noites sem comer absolutamente nada. E uma manhã partiram para a sua longa viagem de volta.

sexta-feira, junho 14, 2013

Ai Mouraria

A Mouraria é um dos mais tradicionais bairros da cidade de Lisboa, e deve o seu nome ao facto de D. Afonso Henriques, após a conquista de Lisboa, ter confinado os muçulmanos nesta zona da cidade. Foi, então, neste bairro que permaneceram os mouros após a Reconquista Cristã. Por sua vez, os judeus ficaram confinados aos bairros do Castelo.
Pensa-se que a dolência e a melancolia dos cânticos  árabes e  negros estão na origem do Fado. É preciso não esquecer que nasceu na Rua do Capelão, junto ao Beco dos Três Engenhos, Maria Severa Onofriana, primeira fadista portuguesa e expressão máxima do fado à época. Na casa em frente, nasceu já no século XX, aquele que foi considerado o "rei do fado da Mouraria", Fernando Maurício. A Rua do Capelão faz hoje parte da iconografia do Fado. Mais acima, na Travessa dos Lagares, cresceu Mariza, a mais internacional fadista portuguesa contemporânea.
Depois da abertura ao público do Centro Comercial da Mouraria no Martim Moniz, o bairro tornou-se num local bastante movimentado e acolhedor. Actualmente, a Mouraria é considerado um dos bairros mais seguros da capital. É, também, um ponto de encontro de gentes de diferentes culturas e, simultaneamente, um local que mantém vivas as suas antigas tradições populares, como se pode confirmar pela existência de várias casas de fado, bares, tabernas e colectividades culturais e desportivas a par de estabelecimentos comerciais de origem chinesa e indiana, entre outros.
A "Marcha da Mouraria" e os fados "Ai Mouraria, e  "Há Festa na Mouraria",  na voz de Amália Rodrigues, são algumas das músicas associadas a este típico bairro Lisboeta.

Ai Mouraria
da velha Rua da Palma,
onde eu um dia
deixei presa a minha alma,
por ter passado
mesmo a meu lado
certo fadista
de cor morena,
boca pequena
e olhar trocista.

Ai Mouraria
do homem do meu encanto
que me mentia,
mas que eu adorava tanto.
Amor que o vento,
como um lamento,
levou consigo,
mais que inda agora
a toda a hora
trago comigo.

Ai Mouraria
dos rouxinóis nos beirais,
dos vestidos cor-de-rosa,
dos pregões tradicionais.
Ai Mouraria
das procissões a passar,
da Severa em voz saudosa,
da guitarra a soluçar.

quinta-feira, junho 13, 2013

As Marchas Populares de Lisboa

Hoje, dia de Santo António, não poderia deixar de falar das Marchas Populares que se realizam em Lisboa. As Marchas Populares de Lisboa remontam a 1932 (tal como são conhecidas hoje), sendo uma das mais antigas e crescentes tradições da cidade de Lisboa. Às marchas, associaram-se em 1958, os Casamentos de Santo António. É importante referir-se, porém, que em Lisboa já se realizavam marchas desde o século XVIII.
As Marchas Populares são, portanto, uma antiga tradição portuguesa, cuja etapa mais importante decorre na noite de 12 de Junho, na  Avenida da Liberdade. Se quiser ver o que foi este evento, em 2012, basta clicar aqui.
Macau vai voltar este ano às Marchas de Lisboa, na noite de Santo António, na Avenida, abrindo o desfile com a dança do Leão, na qual participa também o grupo japonês Arauma Chiyo, que vai executar a dança do cavalo selvagem.
Contudo, não poderia deixar de salientar que também em Setúbal a tradição das Marchas Populares tem uma forte expressão, agregando colectividades de toda a cidade e arredores.
Agora não deixe de ver o que foi a Marcha da Madragoa em 2011.  A Madragoa é um dos bairros populares de Lisboa, e um local que vale a pena visitar. Bairro antigo, conhecido no passado por Mocambo ou Moçambo, quando no século XVI a Rua da Esperança era a estrada para Belém, e a única saída oeste de Lisboa. Antes do terramoto, no século XVIII, não era mais do que uma pequena póvoa habitada essencialmente por pessoas de origem africana. O nome Madragoa pensa-se que deriva da presença em tempos, do Convento das Madres de Goa. Na zona envolvente da encosta construíram-se conventos, palácios e grandes apartamentos burgueses, ao estilo pombalino, e a Madragoa continuou voltada ao rio. No século XIX, migrações de população da zona de Aveiro - especialmente de Ovar - enraizaram o carácter da faina do rio, e assim surgiram as varinas. Estas, comercializavam legumes frescos e peixe. Posteriormente, grande parte destas pessoas optou por ficar na Madragoa. Na maioria, eram casais de pescadores e varinas. Na actualidade e do ponto de vista social, existe uma grande incidência de população idosa. Do ponto de vista das actividades económicas as situações predominantes referem-se aos reformados, domésticas, operários, trabalhadores dos transportes, comerciantes locais e estudantes. É uma população de fracos recursos económicos, escolares e profissionais.

quarta-feira, junho 12, 2013

Os Santos Populares

A cidade de Lisboa festeja, todos os anos, durante o mês de junho, os Santos Populares. O Santo António é, contudo, aquele que é mais  festejado.
O culto a Santo António está associado a ritos de fertilidade daí ser tradição os jovens queimarem alcachofras para saber do futuro dos seus amores e pedirem a sua protecção. O auge das Festas de Santo António são as Marchas Populares, que representam os diversos bairros lisboetas. Este acontecimento leva milhares de espectadores à Avenida da Liberdade. A festa acaba com os arraiais montados nos mais típicos bairros de Lisboa, em especial em Alfama e na Madragoa, onde o centro das celebrações é a sardinha assada e a sangria. São noites de grande alegria. Decoram-se as ruas com balões e arcos de papel às cores, há bailaricos nos pequenos largos, mangericos e tronos ao Santo António.
Alfama é o mais antigo e um dos mais típicos bairros da cidade de Lisboa. Actualmente, abrange as freguesias de São Miguel, Santo Estêvão, São Vicente de Fora e parte da Freguesia da Sé (Rua do Barão e Rua São João da Praça). O seu nome deriva do árabe al-hamma, que significa banhos ou fontes.
As vistas mais espectaculares sobre Alfama têm-se do passeio público formado pelos miradouros das Portas do Sol e de Santa Luzia. Por cima e envolvendo Alfama ficam a colina do Castelo de São Jorge, e a colina de São Vicente. Para além do Castelo, os principais monumentos da zona são a Sé, a Igreja de Santo Estêvão e a Igreja de São Vicente de Fora.
Alfama é um bairro muito peculiar, porque se assemelha a uma antiga aldeia, não só no aspecto, mas também. porque tem  uma comunidade relativamente pequena e próxima. O bairro é frequentado diariamente por turistas portugueses e estrangeiros, sendo considerado como o mais seguro de toda a cidade de Lisboa. É conhecido pelos seus restaurantes e casas de fado, assim como pelos festejos dos Santos Populares, em especial na noite de Santo António, de 12 para 13 de Junho.

terça-feira, junho 11, 2013

Um Mundo de Contrastes

"Um Mundo de Contrastes", pelas mãos de um grupo de alunas do 12º B. Esta apresentação procura demonstrar as desigualdades existentes no mundo actual. Em evidência neste trabalho estão, a Nova Zelândia e o Haiti.
A Nova Zelândia é um país insular localizado no sudoeste do Oceano Pacífico e  formado por duas grandes ilhas, Ilha do Norte e Ilha do Sul e por numerosas ilhas menores, sendo as mais notáveis as ilhas Stewart e Chatham.
O nome indígena na língua maori para a Nova Zelândia é Aotearoa, normalmente traduzido como "A Terra da Grande Nuvem Branca". Os domínios da Nova Zelândia também incluem as Ilhas Cook e Niue (que se auto-governam mas em associação livre); Tokelau; e a Dependência de Ross (reivindicação territorial da Nova Zelândia na Antárctida).
A Nova Zelândia é notável pelo seu isolamento geográfico: está situada a cerca de 2 000 km a sudeste da Austrália, da qual está separada pelo mar da Tasmânia.  Os seus vizinhos mais próximos ao norte são a Nova Caledônia, Fiji e Tonga. Devido ao seu isolamento, o país desenvolveu uma fauna distinta dominada por pássaros, alguns dos quais foram extintos após a chegada dos seres humanos e dos mamíferos introduzidos por eles. A maioria da população da Nova Zelândia é de ascendência europeia, os nativos maoris são uma minoria. Asiáticos e polinésios não-maori também são grupos de minoria significativa, especialmente nas áreas urbanas. A língua mais falada é o inglês. Isabel II é a chefe de estado do país e é representada por um governador-geral cerimonial, que detém poderes de reserva. A rainha não tem nenhuma influência política substancial e sua posição é essencialmente simbólica. O poder político é mantido pelo parlamento da Nova Zelândia, sob a liderança do primeiro-ministro, que é o chefe de governo do país. O Haiti, oficialmente República do Haiti, é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola (ou Ilha de São Domingos), possuindo uma das duas fronteiras terrestres da região, a fronteira que faz com a República Dominicana, a leste. Além desta fronteira, os territórios mais próximos são as Bahamas e Cuba a noroeste, Turks e Caicos a norte, e Navassa a sudoeste. A capital é Porto Príncipe.

segunda-feira, junho 10, 2013

Portugal

Ó Portugal, se fosses só três sílabas,
linda vista para o mar,
Minho verde, Algarve de cal,
jerico rapando o espinhaço da terra,
surdo e miudinho,
moinho a braços com um vento
testarudo, mas embolado e, afinal, amigo,
se fosses só o sal, o sol, o sul,
o ladino pardal,
o manso boi coloquial,
a rechinante sardinha,
a desancada varina,
o plumitivo ladrilhado de lindos adjectivos,
a muda queixa amendoada
duns olhos pestanítidos,
se fosses só a cegarrega do estio, dos estilos,
o ferrugento cão asmático das praias,
o grilo engaiolado, a grila no lábio,
o calendário na parede, o emblema na lapela,
ó Portugal, se fosses só três sílabas
de plástico, que era mais barato!
*
Doceiras de Amarante, barristas de Barcelos,
rendeiras de Viana, toureiros da Golegã,
não há “papo-de-anjo” que seja o meu derriço,
galo que cante a cores na minha prateleira,
alvura arrendada para o meu devaneio,
bandarilha que possa enfeitar-me o cachaço.
Portugal: questão que eu tenho comigo mesmo,
golpe até ao osso, fome sem entretém,
perdigueiro marrado e sem narizes, sem perdizes,
rocim engraxado,
feira cabisbaixa,
meu remorso,
meu remorso de todos nós...
Alexandre O'Neill

domingo, junho 09, 2013

Sunrise

Oiça e veja a bela Norah Jones em "Sunrise".
Norah Jones  (1979) é uma pianista, cantora e compositora dos Estados Unidos. Norah nasceu na cidade de Nova Iorque e é filha do recentemente falecido tocador de sitar indiano, Ravi Shankar, tendo vivido a sua infância com a mãe, Sue Jones, que se mudou para Dallas, Texas, quando Norah tinha quatro anos. Norah é uma artista premiada (multi-Grammy Award) cuja carreira foi impulsionada em 2002 com seu álbum de estreia "Come Away With Me", um álbum jazz piano com um toque de soul/folk, que obteve um grande êxito.O seu mais recente trabalho, lançado em Maio de 2012, é "Little Broken Hearts". Neste trabalho, a cantora mostra um novo estilo musical, com um som bem diferente de seus outros álbuns.