sábado, abril 20, 2013

Inhotim

O Instituto Inhotim está localizado em Brumadinho, uma cidade brasileira, com 30 mil habitantes, a apenas 60 km de Belo Horizonte (Minas Gerais). Inhotim é um instituto (hoje também um destino turístico) que reúne no mesmo lugar um acervo de Arte Contemporânea, um Jardim Botânico, e que promove acções de educação, cultura e cidadania.
O Instituto Inhotim foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz em meados da década de 1980. Em 1984, o local recebeu a visita do paisagista Roberto Burle Marx, que apresentou algumas sugestões e colaborações para os jardins. Esta propriedade particular foi - se transformando ao longo do tempo. Começava a nascer, assim, um grande espaço cultural, com a construção dos primeiros edifícios destinados a receber obras de arte contemporânea. Ganhava vida também o rico acervo botânico, consolidado a partir de 2005, com a introdução de colecções botânicas de diferentes partes do Brasil, em especial as de espécies nativas. Se quiser ficar a conhecer Inhotim, deixe-se passear pela bela apresentação que se segue.

sexta-feira, abril 19, 2013

O Banco que Dirige o Mundo

Hoje proponho-lhe que veja um documentário (com cerca de uma hora), transmitido na RTP2 e realizado por Jerôme Fritel e Marc Roche, em 2012.
É  imperioso que o veja, sobretudo se é daqueles que tem vontade de perceber este mundo, para além do que é imediatamente observável. Quem tenha visto e ainda se lembre do filme "CITIZEN KANE" (O Mundo a seus Pés), não deixará de perceber como o cidadão Kane, com o seu império, não vai além de uma atrofiada metáfora do Goldman & Sachs.
 "O Banco de investimento criado em Nova Iorque em 1868, conseguiu o seu sucesso e a sua reputação à custa de um silêncio a toda a prova. Goldman Sachs foi uma instituição bancária que correu o mundo inteiro, trabalhando em segredo. Mas hoje o Goldman Sachs é acusado de ter ajudado países como a Grécia a encobrir o seu déficit. Este é um documentário que nos leva de Nova Iorque a Atenas, com paragens em Londres, Paris e Bruxelas." Não deixe de o ver e meditar. Talvez encontre, aqui, algumas explicações acerca da actual situação económica da Europa.
GOLDMAN SACHS - O BANCO QUE DIRIGE O MUNDO / La Banque qui Dirige le Monde (2012) from fimda estrada on Vimeo.

quinta-feira, abril 18, 2013

TARDE


Pálida e suave a Tarde é uma hortência azulada decorando o infinito;
as árvores têm prece no doce murmúrio;
a alma inteira enlanguesce diante do panorama e chora o eterno nada;

e no silêncio escuto a harmonia arrancada do próprio coração...
sinto que nele cresce a asa mística dum cisne muito alvo
         e desce afagando meu sonho em trio de alvorada;

e morre lento e lento o dia melancólico...
nuvens na tela azul passeiam erradias...
escondendo-se além nervosas...
fugidias...
prisioneiro do espaço, o corpo da lenda eólico na imensa antena abraça a vida...
o amor...
as lousas...
velam meu coração a tristeza das cousas.
Antônio Americano do Brasil  - (1891-1932)


quarta-feira, abril 17, 2013

Caruso

Lara Fabian (1970) é uma cantora ítalo-belga-canadense de língua francesa. Apesar de ter o francês como língua na maioria das suas canções, já gravou em inglês, italiano, espanhol, alemão, português, russo e hebraico.  
Em 1986, após ganhar o concurso "Le Tremplin de Bruxelles",  teve a oportunidade de gravar o seu primeiro "single".
Em 1988, Lara representou o Luxemburgo no Festival Eurovisão da Canção, em Dublin, com o tema "Croire" acabando num respeitável quarto lugar. Este resultado impressivo,deu um impulso definitivo à sua carreira, fazendo-a abandonar definitivamente o curso de direito, para se dedicar a tempo inteiro à música. Ouça, agora, a Lara Fabian interpretando a belíssima canção "Caruso". 
"Caruso" é uma canção do cantor e compositor italiano Lucio Dalla editada em 1986. É dedicada a Enrico Caruso, um tenor italiano cujo nome lhe serve de título.  Enrico Caruso foi uma grande lenda da ópera lírica italiana – um dos maiores e mais procurados cantores durante o final do século XIX e o princípio do século XX. Nasceu numa família napolitana muito pobre. Teve uma vida difícil e por vezes infeliz. Ganhou grande fama e sucesso graças à sua voz. Depois de uma vida sentimental infeliz e atribulada, casou em 1918, três anos antes da sua morte, com uma mulher vinte anos mais nova do que ele, Dorothy Benjamin. Com esta, teve uma filha chamada Gloria, que podia muito bem ser a rapariga descrita no poema de Lucio Dalla.

terça-feira, abril 16, 2013

Um verdadeiro gigante...

Hoje os porta - contentores são verdadeiros gigantes. Este, foi construído na Dinamarca, transporta até 15.000 contentores, tem uma largura de 63,1 metros e um comprimento de 396,84 metros. É um barco que consome por hora 6275 litros de diesel e tem uma tripulação de 13 pessoas. Foi construído para navegar em alto mar já que não não passa nem no Canal do Suez nem no Canal do Panamá. Graças à velocidade que atinge, conseguir-se-ia atravessar a China e a Califórnia em 4 dias. O navio porta-contentores é concebido especificamente para o transporte de contentores. Os porões são equipados, para receber e estivar os contentores "à medida", agilizando as operações de carga e descarga. Geralmente não dispõe de meios de carga próprios, guindastes ou gruas, e costumam ter uma velocidade de serviço superior à dos cargueiros tradicionais. A tendência actual é para o gigantismo destes navios.
Veja, então, a apresentação que seleccionei para hoje e que lhe mostra um destes monstros do mar. Já agora,  clique aqui, para conhecer o Marco Pólo, outro destes gigantes do mar, que foi construído na Coreia da Sul. Ora veja!

segunda-feira, abril 15, 2013

O Papa Francisco e os outros

A trajectória da mais antiga instituição na Terra, a Igreja Católica, confunde-se com a própria história humana, e o seu líder - Papa, Bispo de Roma, Supremo Pontífice, entre outros nomes - é um de seus principais protagonistas.  O Papa Francisco, nascido Jorge  Bergoglio (1936) é o 266º papa.  É o representante da Igreja Católica e o actual chefe de estado do Vaticano, sucedendo ao Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de Fevereiro de 2013. É o primeiro papa nascido no continente americano, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1200 anos e o único jesuíta da história. Arcebispo de Buenos Aires desde 1998 e cardeal-presbítero desde  2001, foi eleito em 13 de Março de 2013. O Papa Francisco só passará a a ser Francisco I,  quando houver outro papa com o mesmo nome.
Entre santos e pecadores, mais de 265 homens estiveram à frente da Igreja Católica, desde os seus tempos de clandestinidade, durante o império romano, até aos globalizados dias de hoje. Conheça o perfil de cada um deles e reorganize-os de acordo com suas características em comum, para isso, basta clicar aqui (assim poderá ter acesso à lista de todos os papas - desde Pedro, ano 30 -   por anos de papado, por idades, por nomes, etc.).

domingo, abril 14, 2013

Museu Lalique

Abriu na Primavera de 2011, em Wingen-sur-Moder, no coração dos Vosges Alsacianos, perto de Estrasburgo, o Museu Lalique. René  Lalique (1860 - 1945) foi um mestre vidreiro e joalheiro francês.
Ficou mundialmente conhecido pelas suas originais criações de jóias, frascos de perfume, copos, taças, candelabros, relógios, etc., dentro do estilo modernista, (Art nouveau e Art déco). A fábrica que fundou funciona ainda, e o seu nome ficou associado à criatividade e à qualidade, com desenhos que podem ser quer faustosos quer discretos.
O museu Lalique, em Wingen-sur-Moder, concentrou-se, sobretudo, na produção de Lalique, em vidro e cristal.
Há, contudo, outras colecções de obras importantes de Lalique em museus de todo o mundo. De destacar, particularmente, a colecção existente em Lisboa, no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, ou a existente no Museu de Artes Decorativas de Paris ou em Hakone, no Japão.