sábado, março 30, 2013

Like Portugal - Portugal, the place to grow!

Como gosto de  Portugal  e acredito em atitudes positivas, aconselho-o a ver o vídeo que se segue: "Like Portugal - Portugal, the place to grow!"
Este vídeo pretende divulgar informações positivas sobre Portugal. Pretende dar a conhecer o melhor do nosso país, das nossas gentes e das nossas empresas, demonstrando com isto que Portugal é o melhor lugar para investir, para trabalhar e para viver.  Ora veja!

sexta-feira, março 29, 2013

A Google

A Google, empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin, em 1998, teve desde o início como missão “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”. 
The Dalles, Oregon
Ao que parece, é cada vez mais isso, que ela realmente faz. O buscador Google é executado através de um número espantoso de servidores –  que já supera os espantosos 1 milhão — em data centers espalhados pelos Estados Unidos, nas sedes da empresa, e ao redor do mundo. Processa, diariamente, mais de um bilião de solicitações de pesquisa e vinte petabytes (um número quase inimaginável de bytes, já que um petabyte equivale a 1024 terabytes, e um terabyte equivale a 1024 gigas) de dados gerados pelos utilizadores.
A Google,  também desenvolve outras soluções empresariais, como tradutores online para qualquer idioma que se possa imaginar, navegadores, e-mails, e uma longa lista de outros produtos. Mas a sua grande fonte de receitas é mesmo a publicidade, pelo AdWords, que oferece um vasto elenco de fórmulas para os anunciantes — começando pela ordem em que o produto ou serviço aparece na tela (na primeira página, em primeiro lugar, ou em segundo, ou terceiro) quando alguém faz uma pesquisa.
Quando faz uma pesquisa na Google,  já imaginou o tamanho físico desta empresa? Para ter alguma ideia aqui ficam algumas informações e imagens.
Berkeley Count, South Carolina
O principal data center da Google fica em The Dalles, no Estado norte-americano de Oregon, nas margens do rio Columbia — onde os funcionários podem praticar rafting, windsurf e pesca, para além de poderem fazer caminhadas por uma paisagem  tranquilizadora. Em qualquer área eventualmente desocupada da imensa unidade de The Dalles, de 18.000 metros quadrados, sensores de movimento desligam automaticamente a iluminação principal para economizar energia. O resultado é um bonito brilho de dados, de todo o mundo, filtrados através de LED multicoloridos. Os LED são usados pela Google porque são eficientes, duradouros e brilhantes. A empresa gosta dos ambientes coloridos e visualmente atraentes. São como as luzes de Natal, só que o ano todo. O data center de Council Bluffs, no Estado de Iowa, tem mais de 10.500 metros quadrados de espaço. É daí que vem a velocidade desejada para as pesquisas no buscador ou para assistir a vídeos no YouTube. Neste data center ficam milhares de metros de tubulação colorida (as cores servem para designar as funções). A Google faz backups de tudo, para o caso de alguma coisa acontecer aos dados. Esses dados, dos backups, são armazenados, depois, numas espécies de bibliotecas de dados.

quinta-feira, março 28, 2013

As tartarugas do Solimões



O Rio Solimões é um rio brasileiro que banha o estado do Amazonas. A nascente deste rio é no Peru e ao entrar no Brasil, no município de Tabatinga, recebe o nome de Solimões. Tem como afluentes da margem direita os rios Javari, Jutaí, Juruá e Purus  e na margem esquerda os rios Içá e Japurá. Percorre as cidades de São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo António do Içá, Tonantins, Jutaí, Fonte Boa, Tefé, Coari, Codajás, Anamã, Anori, Manacapuru, totalizando aproximadamente 1.700 km até chegar a Manaus, onde ao encontrar o Rio Negro, recebe o nome de Rio Amazonas. Este rio é importante para o norte do Brasil porque é fonte de alimento, transporte, comércio, pesquisas científicas e lazer.

Contudo, veja através das imagens ao lado, o que acontece na margem esquerda do rio Solimões (Brasil). As tartarugas põem os ovos na areia, na época da reprodução e, as populações ribeirinhas (talvez por necessidade), retiram os ovos e vão vendê-los.
Daqui a pouco, adeus tartarugas!... E, adeus rendimentos!...


quarta-feira, março 27, 2013

Cabines Artísticas

No Porto
A cabine telefónica (ou "orelhão", no Brasil) é um equipamento urbano usado como protecção para o uso do telefone público.
As cabines, normalmente, são projectadas para dar maior privacidade, conforto,  isolamento acústico e oferecer abrigo contra as intempéries, como chuva, sol, vento ou neve. Com o aumento exponencial dos telemóveis, nos últimos anos (a partir de meados da década de 1990), os telefones públicos têm sido cada vez menos utilizados. Assim, algumas companhias chegaram mesmo a aboli-las, pois a sua manutenção é cara, devido ao vandalismo, para além se terem estruturas obsoletas ou quase em vias de extinção. Nalguns países estes equipamentos têm sido utilizados para outros fins (é o caso da Inglaterra onde têm sido transformadas em pequenas bibliotecas). Contudo, veja aqui, a criatividade ao serviço da utilidade dos equipamentos, como é o caso dos "orelhões" de S. Paulo, no Brasil, através da apresentação que seleccionei para hoje.

terça-feira, março 26, 2013

João Villaret, o declamador


João Villaret foi um grande actor, encenador e declamador português. Enchia salas de espectáculos, declamando poesia e falando de poetas sem nunca olhar para um papel. Morreu  há 50 anos deixando-nos interpretações memoráveis quer no teatro (na peça "Esta Noite Choveu Prata", de Pedro Bloch, em 1954) quer no cinema (em filmes como "O Pai Tirano", "Camões" ou "O Primo Basílio").
Alguém se lembrou de o homenagear, criando um site a ele dedicado. Aí pode ouvi-lo declamando poemas como: "Adivinha", "Balada da Neve", "Fado Falado", "Liberdade", "O Menino de sua Mãe" e o incontornável "Cântico Negro" de José Régio. Consta que após a leitura deste último poema, no Teatro de S. Luís, em Lisboa, recebeu uma ovação ininterrupta de perto de 30 minutos. Este facto, constitui ainda hoje um record nacional, em qualquer tipo de espectáculo.  Se quiser conhecer ou recordar João Villaret, pode aceder a este site clicando aqui.




segunda-feira, março 25, 2013

Mistérios da Natureza

"Fliegende Juweleren" (Jóias Voadoras, em português) é um livro que foi lançado na Alemanha em 2010 e que no ano passado foi transformado numa exposição que corre pelo mundo e que, agora, prolifera na Web, através de apresentações, vídeos e também fotografias.
O livro descreve e ilustra, ao amante da natureza e da estética a grande convenção, de cores atmosféricas, formas e padrões estruturais, que existe entre minerais e insectos, com os seus nomes, localidade de origem, sexo e família.
Todas as imagens dos minerais e insectos, com as suas devidas combinações, estão na vanguarda da fotografia digital, e foram fotografadas por Peter Hirschberg.
O trabalho é fruto da perícia e determinação de Max Kuhbandner e Wierig Eckhard, responsáveis pelo departamento de Coleoptera (que estuda besouros) e Lepidoptera (que estuda borboletas) do Jardim Zoológico de Munique. Veja, agora, a belíssima apresentação acerca destas verdadeiras obras de arte da  da natureza.

domingo, março 24, 2013

O Zé Povinho na Google


Rafael Bordalo Pinheiro foi homenageado com google doodle, no dia em que se assinalou o 167.º aniversário. Nascido a 21 de Março de 1846, Bordalo Pinheiro foi jornalista, professor desenhador, ilustrador, decorador e caricaturista político e social. Da sua obra podemos destacar o "Zé Povinho" (que é um símbolo do povo português), figura que permanece viva e que foi o mote para esta referência da Google.
Rafael Bordalo Pinheiro deixou, contudo, uma vasta obra, que se espalhou por diversas áreas, desde a escrita à caricatura, passando pela cerâmica, a decoração e a docência. Durante mais de três décadas, escreveu em inúmeros periódicos, quer em Portugal quer no Brasil. O tema dos seus textos estava invariavelmente relacionado com a política e a sociedade portuguesas. Lançou publicações como ‘O Calcanhar de Aquiles’, ‘A Berlinda’ e ‘O Binóculo’. Fez parte de uma geração que integrou nomes como Guerra Junqueiro, Ramalho Ortigão e Guilherme de Azevedo, entre outros.
Bordalo Pinheiro caricaturou as grandes figuras políticas do seu tempo, quer nacionais quer internacionais (desde a política à Igreja, passando pela cultura), valendo-se de um talento inato para a crítica social.
A figura mais popular é precisamente o "Zé Povinho", que transmite a imagem do povo português, no seu tempo, imagem essa que permanece actual. Bordalo Pinheiro deu um rosto e um sentimento ao povo, incapaz de ser enganado pelos podres da sociedade.
Muito populares, também, foram as "figuras de movimento", que são estatuetas compostas por uma base e um corpo humano presos por um arame. Estas peças, uma vez tocadas, repetem um movimento que as anima. Bordalo reproduziu nestas figuras tipos políticos e populares como o cura, o polícia da secreta, a ovarina, a Maria da Paciência ou a ama das Caldas.