sábado, março 16, 2013

Uma autêntica fortaleza...


A Fonte de Cibeles, situa-se na Praça de Cibeles em Madrid, Espanha, junto ao Palácio das Comunicações.
Esta fonte foi construída no século XVII, de acordo com um desenho de Ventura Rodriguez de 1782, sobre a deusa Cibeles (deusa grega da fertilidade).
Os autores desta obra foram: Francisco Gutiérrez; Roberto Michel; Miguel Ximénez; Antonio Parera e Miguel Ángel Trilles, que esculpiram em 1895 os cupidos.
Inicialmente estas estátuas estavam no Passeo del Prado (década de 80 do século XVII), tendo sido transferida para local actual em 1895.

Já agora, sabe qual é a relação que há, entre a fonte de Cibeles e o cofre forte do Banco da Espanha? Se não sabe, veja a apresentação que se segue, porque o tema é muito interessante. Ora veja!

sexta-feira, março 15, 2013

Escrever...

"Escrever é sempre esconder algo de modo que mais tarde seja descoberto".
Italo Calvino

quinta-feira, março 14, 2013

O que é a vida?

"O que é a vida?


  • É a luz de um pirilampo na noite escura;
  • É o sopro de um búfalo no inverno; 
  • É a pequena sombra que corre pela relva e se perde com o pôr do sol"!

Blackfoot

quarta-feira, março 13, 2013

Sortelha

Sortelha é uma freguesia portuguesa do concelho do Sabugal, com 25,27 km² de área e 444 habitantes (2011) o que corresponde a uma densidade de 17,6 hab/km². Foi vila e sede de concelho entre 1288 e 1855. Era constituída pelas freguesias de Águas Belas, Urgueira, Bendada, Casteleiro, Malcata, Moita, Pena Lobo, Santo Estêvão, Sortelha e Valverdinho. Tinha, em 1801, 4 096 habitantes em 237 km². Após as reformas administrativas do início do liberalismo foram-lhe anexadas as freguesias de Lomba e Pousafoles do Bispo. Tinha, em 1849, 6 022 habitantes em 261 km². É hoje uma das aldeias históricas de Portugal e do seu património faz parte: o Castelo; o Pelourinho e a Porta da Aldeia de Sortelha.

terça-feira, março 12, 2013

Plitvice Lakes

Plitvice Lakes  é um lugar muito bonito. Fica na Croácia e é um parque nacional formado por cerca de 16 lagos de vários tamanhos ligados por cascatas e dezenas de cachoeiras maravilhosas.  É uma espécie de “Jardim do Éden”.
O carbonato de cálcio colore a água, produzindo uma miríade de lagos azul turquesa, cercados por uma exuberante flora, o que lhe confere uma beleza extraordinária.

Os lagos Plitvice fazem parte do Parque Nacional Plitvice Lakes, desde 1979, e  integra a lista do Património Natural da UNESCO devido à sua importância geológica e ecológica.

segunda-feira, março 11, 2013

Mais grave do que roubarem-nos o futuro...


Mais grave do que roubarem-nos o futuro é roubarem-nos o presente”...
Estas declarações foram proferidas pela actriz Joana Manuel,  no quadro da Conferência Nacional - Em Defesa de um Portugal Soberano e Desenvolvido, dia 23 de Fevereiro de 2013, no auditório da Faculdade de Ciências de Lisboa. O discurso (curto) que fez há dias, deixou toda a gente muito emocionada e merece ser partilhado!
Não perca!

domingo, março 10, 2013

Cai Um Pássaro do Ar...


VI

Cai um pássaro do ar, devagar, muito devagar.
E as árvores soturnas não se mexem.
Estio!
Não se vêem bulir as árvores, em bloco, ou aos arcos, estampadas...
Elegante Lapa! Sol fosco, paisagem de manhã.
A gente do sítio, pobreza e riqueza, ainda recolhida.
Aqui, uma janela discreta que se abre, preta, cega.
Ali outra fechada.
E esta alternância, bastante irregular, vai-se repetindo, repete-se...

E eu, ai eu! Prisioneira, sempre prisioneira; tão enfadada!
Irene Lisboa - Revista de Portugal, n. 3, 1938