quarta-feira, dezembro 18, 2013

Vamos até ao Laos?

Que tal um passeio virtual até ao Laos? Pois é, pode fazer este passeio turístico vendo o vídeo e a apresentação que se seguem e que mostram as belezas naturais e o exotismo das gentes deste longínquo país.
O Laos é um país asiático, localizado na Indochina e limitado a norte pela China, a leste pelo Vietname, a sul pelo Cambodja, a sul e oeste pela Tailândia e a noroeste por Myanmar (antiga Birmânia).
A história do Laos recua até  ao reino de Lan Xang, que existiu do século XIV ao XVIII, quando a região estava dividida em três reinos separados. Em 1893, formou-se um protectorado francês na região, constituído pelos reinos de Luang Phrabang, Vientiane (Vienciana) e Champasak, unindo-se para formar o que hoje é conhecido como Laos. Depois de algumas vicissitudes que ocorreram após 1945, o Laos só se tornou independente, de facto, em 1953.  Logo após a independência, ocorreu uma longa guerra civil no país que culminou com o fim da monarquia, chegando ao poder o movimento comunista Pathet Lao, em 1975. O Laos é, assim, uma república socialista de partido único.
A capital deste país asiático é Vienciana, destacando-se, no entanto, outras importantes cidades como Luang Prabang, Savannakhet e Pakxe.
Em 2012 o Laos tinha uma população estimada em 6,5 milhões de habitantes. Sendo um país multiétnico, os Laocianos compõem cerca de sessenta por cento da população. Outros grupos étnicos, como os Hmong e outras tribos indígenas, representam quarenta por cento da população (vivendo nas colinas e montanhas).
O Laos é um país produtor de energia eléctrica  a partir dos seus rios. Países vizinhos como a Tailândia, o Vietname e a China são os maiores consumidores da energia produzida no país.
O Laos  é membro da ASEAN, da Cúpula do Leste Asiático (CLA), da Organização Internacional da Francofonia (OIF) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), desde 2013. E agora o vídeo que o leva a dar uma volta pelo Laos. Siga, então, de mãos dadas com Alan Tour.

Sem comentários: