domingo, dezembro 01, 2013

Hoje é o Dia da Antárctida

A comemoração do Dia da Antárctida iniciou-se em 2010 para recordar a assinatura do Tratado da Antárctida que ocorreu a 1 de Dezembro de 1959.
A Antárctida é o quinto maior continente do mundo com 14 milhões de Km2.   Está coberto permanentemente por gelo e associado ao continente existe ainda a plataforma de gelo, que se estende sobre a água do mar.
Ao contrário do Árctico, que é um oceano, a Antárctida é um território rodeado pelo Oceano Glacial Antárctico. A camada de gelo permanente cobre 98% do continente e constitui uma das principais reservas de água doce do mundo.
Há 54 anos (01/12/1959) 12 países assinaram o Tratado da Antárctica, reservando 10% do planeta “para ser usado exclusivamente para fins pacíficos e no interesse de toda a humanidade”. Foi o primeiro tratado anti-nuclear e a primeira organização a governar um território internacional sem jurisdição soberana. Em 2012, o número de países signatários do Tratado da Antárctida aumentou dos 12 originais para 50. Nesta altura, 30 países de todos os signatários do Tratado da Antárctida operam nas estações de pesquisa durante o verão austral e durante todo o ano. Como um legado do Quinquagésimo Aniversário do Tratado da Antárctida, a OUR SPACES instituiu em 2010, o “Antarctica Day”, cujos objectivos são os seguintes
  • Divulgar a Antárctida como um local do nosso planeta onde as nações trabalham em cooperação partilhando a sua investigação  científica;
  • Promover a interacção entre alunos, professores, educadores e cientistas;
  • Incentivar a actual e a próxima geração na promoção de valores tão importantes e evidentes no Tratado da Antárctida 
Para celebrar este dia e esta efeméride veja a apresentação elaborada por alunas do 12º B, sobre a Protecção da Antárctida.

Sem comentários: