quinta-feira, novembro 28, 2013

Os livros que devoraram o meu pai

Proponho-lhe a leitura de "Os Livros que devoraram o meu pai: A Estranha e Mágica História de Vivaldo Bonfim", de Afonso Cruz.
Afonso Cruz (1971) é um escritor, realizador de filmes de animação, ilustrador e músico português. Estudou na Escola Secundária Artística António Arroio, nas Belas Artes de Lisboa e no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira. Vive num monte alentejano perto de Casa Branca, no concelho de Sousel e foi vencedor do Prémio da União Europeia de Literatura 2012.
Este livro foi, também, muito merecidamente a obra vencedora da modalidade juvenil do prémio Maria Rosa Colaço, atribuído pela Câmara Municipal de Almada, em 2009. É um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura,  para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade e destinado a leitura autónoma.
"Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras". 

Sem comentários: