quinta-feira, novembro 14, 2013

Os Garffitis

Grafite ou grafito, é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.
O grafito foi durante muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção. Actualmente já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da "street art" ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto há quem não concorde, equiparando o grafite a uma acto clandestino, que serve para sujar/degradar espaços públicos ou privados, sem autorização dos respectivos proprietários e é uma actividade proibida por lei em vários países.
Hoje proponho-lhe que veja uma bela apresentação acerca de um dos mais famosos artistas de rua: Bansky. Banksy (1974/1975) é o pseudónimo de um pintor, activista político e realizador de cinema inglês. A sua arte de rua satírica e subversiva combina humor negro e graffiti feito com uma técnica especial: o stêncil. Os seus trabalhos que se caracterizam por comentários sociais e políticos podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades de todo o mundo.  Ora veja!

Sem comentários: