domingo, novembro 24, 2013

O mar e a costa em Portugal

O mar é um poderoso agente erosivo cuja acção se faz sentir, principalmente, sobre a linha de costa – área de contacto entre a terra e a mar.
Conheça o litoral português em todo o seu esplendor, através de uma bela apresentação de Maria Helena Sá da Bandeira, que se encontra abaixo. Embora o litoral Português seja dominado essencialmente por praias (costa baixa), existem áreas de costa predominantemente rochosa (de arriba). Além disso, o nosso país tem algumas formas litorais que importa conhecer e que se designam por acidentes do litoral. Os principais são: o Tômbolo de Peniche, o "Haff-Delta" de Aveiro (ou Ria de Aveiro), o Lido de Faro (ou Ria Formosa), os Estuários do Tejo e do Sado e a Concha de São Martinho (baía ou enseada). Mas, também poderíamos referir as Fajãs, os Cabos e as Lagoas.
Portugal possui cerca de 1450 km de costa e mais de metade da população portuguesa vive em concelhos do litoral. É também no litoral que se situam a maior parte das indústrias, devido às disponibilidades hídricas, à facilidade de transportes (melhores vias rodoviárias, acesso a portos de escoamento de produtos e de entrada de matérias primas) e à proximidade dos maiores centros económicos.

Sem comentários: