sábado, novembro 09, 2013

Esta Terra é Minha!

"Esta Terra é Minha" é uma pequena metragem animada (em vídeo) que conta a história das guerras em Israel/Palestina, desde época das cavernas até aos dias de hoje. Começa na pré-história e mostra a chegada dos cananeus, depois dos egípcios, dos assírios, etc. É uma alternância sem fim, que nos leva até aos dias de hoje com a oposição entre os palestinianos, os os israelitas, a OLP e o Hezbollah. O filme narra, pois, a história desta pequena faixa de terra, que tem sido disputada ao longo dos séculos. Digamos que é um passeio completo sem um destino certo.
"Esta Terra é Minha" é um filme (de 2012)  de Nina Paley, originalmente postado no Vimeo. É interessante referir que no final do vídeo aparece o texto "A cópia é um Ato de Amor, copie e compartilhe. Copyheart.org".
Nina Paley dá-nos a sua versão animada da história desta parte do mundo, tudo ao som da memorável, épica e, no caso, sugestiva canção "This Land is Mine" cantada por Andy Williams.
Nina Paley (1968) é uma animadora e cartoonista americana.  Nina, realizou também uma longa-metragem animada, chamada "Sita Sings the Blues" e tem escrito  histórias aos quadradinhos  ("As aventuras de Nina e Fluff"),  mas a maioria do seu trabalho recente, tem sido em animação.
Veja e compartilhe o filme abaixo. Se quiser, contudo, obter mais algumas explicações sobre cada personagem basta clicar aqui.

This Land Is Mine from Nina Paley on Vimeo.

Sem comentários: