sábado, novembro 30, 2013

Camões em Austin, no Texas

Sabia que o centro de investigação Harry Ransom da Universidade do Texas em Austin possui um dos raros exemplares da primeira edição de "Os Lusíadas" , impressa em 1572, em Lisboa?  Há quem defenda até que este exemplar pertenceu ao próprio Camões sendo um dos mais importantes, entre os 34 que existem espalhados por três continentes.
Qualquer pessoa pode ver esta obra que é um dos raros exemplares sobreviventes da primeira edição de "Os Lusíadas" – poema épico de Luís de Camões (1524?-1580) e  que se encontra no Harry Ransom Center (HRC), Centro de Investigação de Humanidades no campus da Universidade do Texas em Austin .
"Depois de feita a requisição da obra, uma das bibliotecárias aproxima-se, segurando com as duas mãos uma caixa vermelha de capa dura. Com muito cuidado desata os laços, abre a caixa, põe-na sobre a mesa, retira o livro e pousa-o sobre suportes revestidos de veludo. O visitante pode então folhear o livro, tentar ler os comentários escritos à mão nas margens, com a ajuda de duas lupas, identificando as diferenças ortográficas em relação aos dias de hoje. Céu era ceo, muito era muy, e as palavras hoje terminadas em ão acabavam em am. Não era nam". É como regressar ao passado. No entanto, não são muitos os que vivem esta experiência literária. Richard W. Oram, curador de livros raros do Harry Ransom Center, desde 1991, diz que este exemplar de "Os Lusíadas" raramente é requisitado. Porém, a sua aquisição pela Universidade do Texas tem sido de extrema utilidade para produção académica mundial sobre a obra de Camões.
Se quiser ficar a saber mais sobre este assunto basta clicar aqui.




Sem comentários: