sexta-feira, novembro 01, 2013

A Feira de Santos de Valença

Neste dia (que costumava ser feriado, por ser Dia de Todos Os Santos) realizam-se por todo o país as tradicionais e  inúmeras feiras dos Santos (Valença, Mangualde, Alcains, Cartaxo, Alvito, etc.).
A de Valença decorre, anualmente, no Terreiro de São Bento da Lagoa,  entre os dias 01 e 03 de Novembro. Esta feira já existe desde 1758  tal como está documentado nas "Memórias Paroquiais" da freguesia do Cerdal.  A Feira dos Santos de Cerdal é, por isso, considerada uma das maiores romarias do noroeste peninsular e vai contar com mais de 400 feirantes.
Os garranos, típicos da região, são um dos principais atractivos da feira, que realiza uma "emblemática" corrida destes cavalos o que atrai muita gente das redondezas e de Espanha (Galiza).
A Feira de Valença serve para vender praticamente de tudo: calçado, roupas, gado e outras coisas típicas de uma feira, como por exemplo a gastronomia característica da região, nas tasquinhas.
À noite a feira anima-se com os típicos cantares ao desafio e desgarradas, a cargo dos tocadores de concertina.
Os habitantes da freguesia do Cerdal estão a contar, este ano,
com milhares de pessoas de toda a Galiza, porque em Espanha o feriado de 01 de Novembro (Dia de Todos Os Santos) mantém-se.
Se quiser ficar a saber um pouco mais acerca desta tradicional feira, veja o vídeo abaixo. Não perca, olhe que vale a pena! 

Sem comentários: