quarta-feira, outubro 30, 2013

Jardins Japoneses

Os japoneses são mundialmente conhecidos pelos belos jardins e pela habilidade que têm no cultivo de plantas. O jardim faz parte integrante da tradição japonesa.  Os jardins japoneses são, no entanto, diferentes dos jardins ocidentais comuns, que são cheios de flores e plantas. No Japão os jardins apelam mais à imaginação e representam a natureza tal como ela é. Mas é importante que saiba que no Japão há vários tipos de jardins.
1- Os jardins do paraíso
O típico jardim do paraíso possui uma ilha no meio de um lago que representa a salvação futura, e uma ponte arqueada que liga a ilha ao resto do jardim, para representar o caminho que se deve percorrer para alcançar essa salvação. Embora restem poucos jardins deste tipo, muitos pavilhões japoneses actuais são modelados de acordo com as construções que um dia embelezaram aquele país.
2- Os jardins de chá
Os jardins de chá surgiram no Japão, quando monges trouxeram para o país o ritual de beber o chá, a fim de diminuir a sonolência durante a meditação. A cerimónia do chá era um evento formal em que as pessoas presentes o compartilhavam numa tigela comunitária. Estes jardins são construídos com materiais simples e rústicos a fim de manter a harmonia com a atmosfera e estão centrados na casa de chá cerimonial.
As casas são circundadas por um jardim externo onde os participantes aguardam o início da cerimónia e um jardim interno sagrado onde a entrada não é permitida, mas apenas a observação e a contemplação do lado de fora dos muros. O jardim externo contém uma bacia de água para que as pessoas se purifiquem dos pecados, um banco para descanso e lanternas.
3- Os jardins naturais
Os jardins naturais são um dos estilos mais simples dos jardins japoneses. Nestes raramente são utilizados ornamentos, como lanternas e estátuas, e em vez de pontes, os jardineiros dispõem algumas pedras planas que cruzam qualquer porção de água. Os jardins naturais tentam copiar uma cena de floresta o mais fielmente possível. Os projectistas acreditam que a sensação de se estar na floresta e a solidão que a acompanha, incentiva o pensamento profundo e a paz mental. O musgo é frequentemente utilizado como a principal cobertura do chão.
4- Os jardins de passeio com lago
Estes jardins possuem um lago ornamental como parte central e um caminho que contorna a periferia do jardim. O caminho pode ramificar-se em muitos lugares para dar acesso a locais de contemplação.
Este tipo de jardim também incorpora vários objectos construídos pelo homem posicionados em pontos estratégicos. Assim,  pode encontrar a escultura de uma garça pescando numa determinada passagem ou um sapo de bronze tomando um banho de sol.  Olhando na direcção do lago, poderá ver pontes arqueadas que o cruzam em várias áreas. Na água,  poderá observar algumas carpas japonesas nadando entre os lírios.
5- Os jardins zen ou jardins de pedra
Os jardins zen ou jardins de pedra fazem um total contraste com a profusão de verde dos jardins naturais e a abundância de água dos jardins de passeio com lago. Os jardins de pedra possuem pouca vegetação. Os pinheiros negros servem como fundo e a ondulação do mar é sugerida com uma grande extensão de areia ou com finos pedregulhos desgastados. Para acrescentar a aparência de um vasto mar, os jardins zen ou jardins de pedra possuem "faixas de areia" de pedras e seixos, assim como "ilhas" de vegetação.
Como vários dos outros jardins, os bancos são colocados em pontos particulares para a contemplação e o descanso.
No vídeo abaixo poderá aprender um pouco mais sobre cada estilo de jardim japonês, e encantar-se com tanta beleza, naturalidade, e espiritualidade!

Sem comentários: